Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Conheça o Horto Traills

Grupo implantou estrutura para desenvolver a modalidade, que já tem competidores


O Jornal de Limeira publicou recentemente uma matéria sobre o grupo Horto Trails e seu empenho em divulgar e fortalecer o bicicross. Veja como ficou a reportagem.

Há 30 anos, o Horto Florestal de Limeira é conhecido por possuir uma das melhores pistas de motocross do país e servir de palco para competições de âmbito regional, estadual e nacional. No entanto, recentemente, uma nova modalidade vem ganhando cada vez mais destaque e espaço no cenário limeirense de esportes radicais: o bicicross.

Com três anos de existência, o grupo chamado de Horto Traills conta com 60 membros e recebe visitantes de todo o país, atraídos pela excelente estrutura que o grupo conseguiu implementar em uma área de 600 metros quadrados, cercada por inúmeros pés de eucalipto. De acordo com o autônomo Thiago Vianna Salles, 29 anos, os integrantes do grupo tiveram dificuldades em começar a dar forma ao circuito, pois os únicos recursos com os quais contavam eram algumas pás, enxadas e carriolas. Porém, com a crescente adesão dos frequentadores do horto e dos praticantes de bicicross, o grupo pôde arrecadar dinheiro e contratar os serviços de máquinas próprias para grandes obras - como retroescavadeira, pá-carregadeira e escavadeira hidráulica -, que aceleraram o processo e deram proporções cada vez maiores à trilha e ao seu entorno. Até hoje o grupo se mantém sozinho e sustenta o crescimento da modalidade e toda a estrutura da trilha com os recursos financeiros que acumulam entre os membros.

"Fazer a trilha de bike foi ideia de um pessoal que andava de moto. Eles começaram a abrir caminho entre as árvores e, como viram que o terreno era excelente, logo começaram a chamar amigos que também estavam iniciando na modalidade para ajudar e a nossa trilha começou a tomar forma", explica Thiago. "Toda essa estrutura, que nós formamos hoje e ainda estamos aperfeiçoando, é um sonho que está se tornando realidade, além de uma enorme evolução na cidade para quem curte esse esporte. Diretamente, estamos dando início à uma nova geração de atletas de alto nível", destaca.

Provas

Na trilha são praticadas duas provas específicas do bicicross: o BMX e o Moutain Bike Dirt Jump. Todo o circuito abriga quatro linhas exclusivas para iniciantes, amadores e profissionais. Ao todo são mais de 30 rampas de vários estilos e dificuldades. As competições ocorrem uma vez a cada ano, seguindo um formato mais livre e informal para que os pilotos mais jovens não se sintam pressionados por resultados. "Já estamos sendo cobrados por pilotos de todas as regiões do estado para que as competições ocorram com mais frequência, e vamos realizar uma de grandes proporções daqui a três meses", garante Thiago.

De acordo com o autônomo, o grupo mantém toda a estrutura da trilha com arrecadações de seus membros e ainda tenta buscar alguns patrocinadores, utilizando ferramentas da internet para divulgar as manobras e os trajetos em um site de vídeos e em uma rede social bastante acessada. "Estamos dando continuidade na história que começou há 30 anos pelos praticantes de motocross. Com isso, claro, estamos atraindo cada vez mais pessoas para o horto da cidade", aponta.

Ainda segundo Thiago, há, por parte dos membros do Horto Traills, um certo temor em relação à trilha, já que ela é propriedade da Prefeitura de Limeira e pode, um dia, ter de ser desfeita para alguma possível obra municipal. "Muitos grupos como o nosso perderam trilhas feitas em locais como o horto. Esse é o nosso medo. Mas, enquanto ninguém nunca interferiu na nossa prática, continuamos desenvolvendo e divulgando a modalidade na cidadeõ, comenta.

Frequentadores

Natural de Curitiba (PR), o estudante Lucas Firmino, 17 anos, pratica o bicicross desde os oito anos de idade e conta que viaja pelo país inteiro com o pai e o tio, aficionados em esportes radicais, em busca de novas experiências diferentes. Para Lucas, que visitou a trilha do Horto Traills este ano, Limeira tem um dos quatro melhores circuitos de bicicross do Brasil. "Moro aqui há pouco tempo e tive a oportunidade de ir ao horto no mês passado. Fiquei impressionado com a estrutura da trilha de bike. Com certeza, saltar aquelas rampas foi uma das experiências mais emocionantes que tive", afirma. Lucas diz que o bicicross limeirense ainda é muito novo e atual e que ainda terá de alcançar a tradição do motocross para ser mais valorizado pelo poder público.

Para quem se interessa pelo bicicross e queira visitar e utilizar a trilha do Horto Traills, basta que tenha uma bicicleta adequada para saltar rampas e equipamentos de proteção. O fluxo maior de pessoas na trilha é de sábado, no período da tarde, entre crianças, jovens e adultos. De acordo com os membros do grupo, não há idade mínima para que a pessoa ingresse na modalidade. (Matheus Durante/Estagiário do Jornal de Limeira).

Fonte:Jornal de Limeira

0 comentários:

Postar um comentário