Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


domingo, 28 de setembro de 2014

O Sonho de Wadjda

Após assistir este filme resolvi divulgar aqui para que os amantes da bike também tenham a oportunidade e ver um filme forte e delicado ao mesmo tempo. 

Um filme que mostra o espírito determinado e decidido de uma carismática criança que sabe muito bem o que quer

Destaque para a interpretação da jovem Waad Mohammed que desempenhou um belo papel.

O Sonho de Wadjda, o primeiro longa-metragem de ficção filmado totalmente na Arábia Saudita, conta a história de uma menina de 12 anos que tem o sonho de comprar uma bicicleta para disputar uma corrida com seu amigo Abdallah (Abdullrahman Al Gohani).

O longa, dirigido por Haifaa Al-Mansour, a primeira cineasta mulher do país, reflete a liberdade feminina (ou, mais precisamente, a falta dela) por meio da personagem Wadjda (Waad Mohammed), que não pode ter uma bicicleta, produto vendido apenas para os meninos.

 O filme levou três prêmios no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2012, além de ser premiado também em festivais em Roterdã e Dubai.

Wadjda, é uma menina inteligente e cheia de vida que está constantemente a testar os limites daquilo que pode fazer sem ser castigada.

O maior sonho da sua vida é ter uma bicicleta.

Porém, para a sociedade onde vive, nos subúrbios de Riad, Arábia Saudita, ter uma bicicleta é coisa de rapazes, não de raparigas.

Decidida a não ceder às imposições de uma cultura demasiado conservadora – e à sua mãe, que teme pela sua virtude –, ela vai tentar arranjar forma de obter o dinheiro necessário para a comprar e, dessa forma, poder fazer corridas com Abdullah, o seu melhor amigo.

O plano: vencer uma competição escolar de récita do Corão.


Assim, à medida que decora o livro sagrado, começa a convencer todos à sua volta da sinceridade da sua devoção e virtuosidade.

Mas, apesar de todas as dificuldades que se lhe atravessam constantemente no caminho, Wadjda é incapaz de deixar de lutar por aquilo em que acredita…


 "O Sonho de Wadjda" foi aplaudido pela crítica e arrecadou vários prémios internacionais, entre eles o CinemAvvenire e o C.I.C.A.E. & Prémio Interfilm no Festival de Veneza.


Recebeu ainda uma nomeação para o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. PÚBLICO

0 comentários:

Postar um comentário