Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Triatleta de Petrolina foca treinamento e disputas para o Iron Man no Havaí

Treino em distâncias quilométricas, abdicação e foco. Essa é a receita para o triatleta Abelardo Conceição conquistar seu objetivo: ser o “Homem de Ferro” do Sertão

Foto: Magda Lomeu
Há 10 anos praticando triathlon, Abelardo, que também é professor de Educação Física, tem o esporte como meio de vida, literalmente. Aliando a função como professor de natação com os treinos, o atleta chega a fazer até 10 horas de preparação por dia e acaba abdicando do convívio social até nos finais de semana.

atleta já competiu durante sete anos no pentatlo militar (tiro, natação, corrida de obstáculo, corrida de campo e lançamento de granada) e na época recebeu o convite de um amigo para participar de uma prova de triathlon em Salvador, gostou e nunca mais parou. Abelardo é campeão baiano e vice brasileiro e com 40 anos, busca o maior dos desafios dos triatletas, o Iron Man. A primeira etapa a ser vencida é em novembro em Fortaleza onde, conseguindo uma boa classificação na seletiva, ultrapassando os 180km de bicicleta, 42 km de corrida e os 3.800 m de natação em menos de 10 horas, se credencia para a prova no Havaí em outubro de 2015.

- Essa é a prova que eu tenho que ir bem para conseguir vaga para o Havaí. Em Fortaleza terei as condições similares que encontrarei em outubro do ano que vem – planeja Abelardo.

A Praia de Iracema é o local da disputa em novembro. As condições podem até ser parecidas com a do Havaí, mas são totalmente diferentes das que o atleta treina no Sertão que chega, por exemplo, a pedalar 200km de baixo do sol forte e umidade baixa.

Mas antes do Havaí, o triatleta tem o Mundial de Triathlon na Suécia em março de 2015. A ida para a disputa foi conquistada de forma despretensiosa, já que a prova que disputou em João Pessoa em agosto era apenas para testar se o seu treinamento estava dando certo. E o resultado foi a quinta colocação na sua categoria e a classificação para a prova no país nórdico.

- Fiz a prova da seleção para o Mundial na Suécia como treinamento para o Iron Man, esse foi o meu foco, o Havaí, não tinha pretensão de classificação. Era para ver se o treino estava funcionando, e funcionou – comemora o triatleta.

A ida para a Suécia está certa, para o Havaí, próxima de conquistar, mas conseguir chegar até as disputas é o que preocupa Abelardo que esbarra, como muitos atletas da região, na falta de apoio ao esporte.

- Eu treino muito,nunca pensei que fosse treinar tanto. Por semana chego a fazer de 80 a 100 km de corrida, 500 km de pedal, só na natação que eu alivio um pouco e faço uns 3 km, além da  ioga para manter a concentração para não chegar à desistência no meio da prova. Não é fácil não. Vou buscar mais parcerias, o que é mais complicado. Depois que chegar o resultado da classificatória da prova de Fortaleza a gente pensa como faz para chegar no Havaí. Eu quero e vou para o Havaí! - otimista, finaliza Abelardo

Fonte:  globoesporte.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário