Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Descubra viagens para fazer de bicicleta no Brasil

A Estrada Real é um passeio que vai de Diamantina a Paraty
Foto: Victor Guidini
Muitos ciclistas gostam de fugir da cidade para conhecer alguns dos lugares mais bonitos do País sobre duas rodas. Chamada cicloturismo, a prática ganha cada vez mais adeptos no Brasil, com diversos roteiros para pedalar tranquilamente, apreciando a natureza e belas paisagens de um jeito saudável e sem sem se preocupar com carros, trânsito ou poluição. Atualmente, existem até agências de turismo especializadas na modalidade.


No norte de Santa Catarina, o Circuito da Região do Vale Europeu Catarinense é o primeiro criado especialmente para a prática do cicloturismo. A 30 km de Blumenau, o trajeto parte da cidade de Timbó e volta ao mesmo local. São 300 km de percurso, passando por belíssimas paisagens e natureza preservada. Além de áreas da Mata Atlântica, cachoeiras e riachos, as cidades têm prédios construídos em arquitetura "enxaimel", originária do sul da Alemanha. No circuito, é possível provar vinhos e queijos produzidos na região com o conhecimento dos imigrantes italianos. Se quiser fazer o percurso em vários dias, há hotéis e pousadas no caminho como o Hotel Timbó Park. Agências como Rota Turismo, Ativa Rafting e Viatur programam passeios guiados pelo circuito.


A Estrada Real, que sai de Diamantina, em Minas Gerais, e chega até Paraty, no Rio de Janeiro, passa por cidades históricas e tem mais de 1.600 km. O site de turismo da Estrada Real oferece roteiros planilhados, indicando as diferentes altitudes do terreno. A Estrada está dividida em quatro caminhos, sendo que o mais longo deles chega a ter 680 km. O chamado Caminho Velho é para ciclistas mais experientes e vai de Ouro Preto a Paraty, indo das minas ao mar e passando por 38 cidades e muitos quilômetros de natureza. Nesses caminhos, existem dezenas de roteiros para ciclistas menos experientes, como a rota entre Mariana e Ouro Preto, de apenas 11 km. A agência de turismo Trilhas de Minas tem roteiros de cicloturismo pela Estrada Real com duração de 8 dias, incluindo refeições e um carro de apoio.


O Parque Nacional da Chapada Diamantina, com seus 152.000 hectares, tem algumas das paisagens mais bonitas do Brasil e é outro destino ideal para cicloturistas. Os ciclistas podem combinar o esporte amado com passeios por centenas de cachoeiras, grutas, morros e rios nesta região baiana que fica localizada a 400 km de Salvador. Roteiros de uma semana são oferecidos por agências de turismo percorrendo o parque e suas belezas naturais.

Fonte: Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário