Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Comer para vencer em cima de uma bicicleta

Equipes apostam em chefs e nutricionistas para manter ciclistas em forma.


Se um exército marcha sobre o seu estômago, os corredores de ciclismo pedalam sobre o deles. Ingerir a comida certa, no momento certo, é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um corredor numa prova como a Volta à França que começou sábado.

Por essa razão, as equipes profissionais confiam em chefs para terem a certeza que os seus atletas estão bem nutridos todos os dias.

Os corredores vão enfrentar cerca de três mil quilómetros repartidos por 21 dias, com passagens por estradas planas ou montanhosas.

“Estava sempre compartilhando as minhas fotografias de pratos que faço para os atletas tanto no Twitter como no Facebook, e isto veio criar uma procura imensa pelas receitas, que os corredores gostam, o que comem antes, durante e depois de pedalarem”, justifica Hannah. Esta procura nas redes sociais culminou em juntar várias receitas num livro com fotografias de alta qualidade.

Para quem está sentado em frente à televisão a ver os ciclistas pedalarem tudo parece fácil, mas não é. Tudo é controlado ao milímetro até mesmo o que os corredores ingerem às refeições e enquanto estão em cima da bicicleta.

Por essa razão, algumas equipes profissionais começaram a contratar chefs de cozinha para não só darem a máxima atenção às necessidades nutricionais dos ciclistas, que chegam a gastar cinco a sete mil calorias diárias, mas também para que as refeições sejam tal como num restaurante, saborosas e cuidadas.

Uma dessas equipas é a Saxo-Tinkoff Bank. A formação onde alinha o português Nélson Oliveira e o vencedor da Volta à França em 2007 e 2009; ou o espanhol Alberto Contador. Com sede na Dinamarca, a equipa contratou uma chef, Hannah Grant, que mostrou o seu valor na cozinha do Noma, considerado por três anos consecutivos, de 2010 a 2012, o melhor restaurante do mundo, pela revista britânica Restaurant.

Agora, a chef Hannah, que já vai para a terceira vez que cozinha para os corredores na Volta à França, lança um livro chamado The Grand Tour Cook Book (qualquer coisa como "o livro de cozinha da grande volta"), recheado com receitas deliciosas e nutricionais.

A ideia de que os atletas só precisam de comer pratos gigantes de massa para terem uma boa performance há muito que foi ultrapassada. Por essa razão, o livro, que pode ser usado tanto por profissionais como por qualquer pessoa que queira comer de forma saudável, foca-se mais nos vegetais e nas proteínas, mas com pratos vistosos que abrem o apetite a qualquer pessoa mesmo não praticando desporto.

0 comentários:

Postar um comentário