Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 26 de julho de 2014

Pedalando nas Férias: Saiba quais os benefícios de andar de bicicleta

Professor de educação física avalia vantagens de atividade para os músculos do corpo humano. Profissional indica a realização de exames médicos antes do exercício

Foto: Zé Rodrigues
 Andar de bicicleta é um exercício simples, fácil, divertido e recomendado para todas as idades. Mas, e se além de tudo isso, essa atividade pudesse trabalhar várias partes do corpo humano em uma simples pedalada de 20 minutos? E pode. De acordo com o professor de educação física, Sérgio Sardinha, a prática na bike pode trazer vários benefícios para o ciclista e trabalhar os músculos das pernas e dos braços e ombros ao mesmo tempo. É uma ótima opção para quem quer deixar o sedentarismo de lado e começar a pedalar nas férias.

Os principais benefícios da atividade física são para os músculos da parte inferior do corpo. O ciclismo trabalha oito músculos diferentes das duas pernas (veja gráfico abaixo) durante uma simples pedalada. Os mais exigidos – e aqueles que também serão mais definidos pelo exercício – são o reto-femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio que constituem o quadríceps humano, além do bíceps femoral na coxa. Para enxergar os resultados, no entanto, é preciso tornar a prática na bicicleta constante e regular.

- Se a pessoa fizer esse exercício de forma esporádica, ou seja, apenas uma vez ou outra, os resultados não serão satisfatórios. Agora se a prática for feita de maneira regular, a pedalada trará vários benefícios como tônus muscular e hipertrofia da massa do corpo humano, além de melhorar também a circulação do sangue e o trabalho do coração. Mas tudo isso requer frequência na atividade – explica Sérgio Sardinha, educador físico e fisiologista.

Ciclista trabalha até oito músculos das pernas durante a pedalada
 (Foto: Arte/Globoesporte.com)

Em uma escala menor, os braços e ombros também são trabalhados ao andar de bicicleta. A parte superior do corpo é a que dá sustentação ao ciclista durante descidas mais íngremes e que estabiliza o veículo durante pedaladas mais fortes. Até os músculos do abdômen são exigidos durante a prática sobre a bike. De acordo com Sérgio Sardinha, esse exercício consegue definir várias partes do corpo sem que a própria pessoa perceba.

- Durante a pedalada, as vezes nem percebemos, mas estamos trabalhando braços, ombros e os chamados músculos do core, que ficam região abdominal do corpo. Essas partes são importantes para dar sustentação. Quando você precisa se equilibrar na bike, fazendo um pouquinho mais de força, por exemplo, os músculos do abdômen estão sendo exigidos. Já os braços ajudam a estabilizar sua direção na bicicleta.

Mesmo com todos esses benefícios, os ciclistas precisam tomar alguns cuidados antes de começar a pedalar. Para conseguir os resultados esperados, é recomendado o acompanhamento médico para que não haja nenhuma complicação durante a atividade. Outras dicas importantes são a hidratação constante, antes, durante e depois dos exercícios  -para evitar câimbras e melhorar o rendimento do novo atleta - e a prática de outros exercícios complementares, como a musculação para trabalhar mais a parte superior, braços, ombros e costas.

O professor Sérgio Sardinha também ressalta a importância dos alongamentos antes e depois de andar de bicicleta, principalmente da parte inferior do corpo. Ele afirma que essa simples prática prepara o corpo para a atividade e pode impedir lesões ou contusões durante o exercício.

- O alongamento é fundamental. Ele vai preparar os músculos para a atividade e depois contribuir para o relaxamento do corpo, para que o ciclista não tenha dores e possa voltar a se exercitar no dia seguinte.  Um alongamento muito recomendado é puxar as duas pernas flexionadas para trás, na altura das costas, trabalhando o quadríceps e a panturrilha que são partes muito exigidas durante a pedalada.

Pedalando nas férias

Para incentivar a prática de andar de bicicleta, o Sistema Tapajós de Comunicação promove o "Pedalando nas Férias", passeio ciclístico pelas ruas de Santarém que acontecerá no próximo domingo (27), a partir das 17h. O evento está na sua terceira edição e tem como objetivo o combate ao sedentarismo.

As inscrições estão abertas até o dia 25 e podem ser feitas na sede da TV Tapajós, localizada na Avenida Ismael Araújo, próximo a Turiano Meira, em horário comercial. A taxa de participação é de R$ 10 e o ciclista tem direito ao kit do evento, com uma camisa personalizada e um cupom para o sorteio de prêmios.

Fonte: GloboEsporte.com

0 comentários:

Postar um comentário