Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Qual o tamanho do disco de freio você deve colocar em sua Mountain Bike

São vários os tamanhos dos discos de freio disponíveis no mercado. Agora existe uma certa discussão sobre qual o tamanho de disco escolher e as razões para isso.

A SRAM oferece 5 tamanhos de disco para o modelo HS1 (140,160,170,180 e 200mm) e a maioria das marcas de disco oferecem 4 tamanhos (140,160,180 e 200mm) para bikes de XCO e all moutain. Muita gente não faz ideia qual o tamanho escolher e qual as vantagens de cara um deles.


Na verdade… quanto maior o disco, mais segura é a sua bike. Os discos grandes oferecem uma frenagem mais precisa, diminuem as chances de super aquecimento e possuem uma modulação melhor.

Mas também ficam mais expostos ao obstáculos da trilha e são um pouco mais difíceis de regular e em caso de empeno, podem ficar pegando nas pastilhas mais facilmente… E para os contadores de gramas (Maníacos por peso)… sim, ele são LIGEIRAMENTE mais pesados).

Segurança
Mas na minha opinião… é melhor sobrar freio do que faltar… Então, se quer segurança… Escolha discos maiores.

Cada quadro de bike tem um limite de tamanho de discos. Geralmente as bikes 29 utilizam freios com 180mm na frente e 160mm atrás. Existem alguns fatores que deve ser considerados na hora de escolher os discos.

O seu peso
Para ciclistas com mais de 90 Kg, é recomendado a utilização de discos maiores (180mm/frente – 160mm atrás)

Modalidade que pratica
Geralmente no Cross Country, em provar rápidas sem muito downhill os ciclistas utilizam rotores com 160mm na frente e atrás. Para aliviar peso… Alguns mais chatos ainda colocam discos de 140mm atrás.

Já para as modalidades com mais descidas, como o freeride, já é aconselhável utilizar discos com até 200mm na frente.

Como você anda
Se gosta de downhills e de alucinar nas descidas, é importante escolher rotores maiores e mais precisos (180-200mm). Se gosta de XCO e de subidas, a economia de peso pode ser importante. Então pode diminuir um pouco o tamanho dos discos.

Se pratica MTB de fim de semana, sem muita pretensão ou habilidade… Escolha discos um pouco maiores e faça um pedal mais seguro.

0 comentários:

Postar um comentário