Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dançando com a bike

Dançarino usa bicicleta em coreografia contemporânea

Foto: João Rafael da Silva Neto/Arquivo pessoal
João Rafael Neto, 30 anos, dançarino e coreógrafo, desenvolveu há dois anos o espetáculo de dança contemporânea ‘Bolero de 4’ que envolve dança e técnicas esportivas em uma bicicleta. O modelo escolhido é a de aro 20, própria para crianças com idades entre seis e nove anos, até 38 quilos e 1 metros e 42 de altura. É considerada de pequeno porte, mas o dançarino usa para acrobacias, cria novas formas de expressão, linguagens e discursos sobre as duas rodas. O dançarino nasceu em Cuiabá-MT, mas veio morar em Petrolina, Sertão pernambucano, ainda criança.
“Quando eu andava de bicicleta eu me machucava e isso atrapalhava quando eu ia dançar. Então ou eu parava com a bicicleta, ou fazia os dois. Resolvi juntar dança e esportes radicais e comecei a investir”, explica João Rafael.
O dançarino começou a andar de bicicleta aos 15 anos e a dançar no grupo do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina. Segundo João Rafael, ele começou a dançar para melhorar a coordenação motora para o esporte, mas depois de dois anos atuando com dança e teatro em Petrolina e Juazeiro-Ba, foi para Salvador, onde mora atualmente, para trabalhar e estudar.
“Eu percebia que minha forma de lidar com meu corpo era diferente de todos os meus colegas, por causa da vivência com o esporte. Faço esportes de ação, radicais. Eu já tinha uma vivência e via o movimento do meu corpo diferente” conta o dançarino.
João Rafael fala ainda da sua relação com a sua parceira de dança. “A bicicleta é como se fosse um adereço, o diferencial é a relação que se cria com o objeto de cena. Da forma que eu trabalho ela se torna minha parceira, ganha vida” relata.
O ‘Bolero de 4’ já foi apresentado em festivais de mais de 15 cidades do país a exemplo de Recife-PE, Joinville-SC e São Paulo-SP. A modalidade já foi apresentada também no programa da Rege Globo, Altas Horas. O espetáculo é fruto de pesquisa do dançarino, que iniciou em 2007.
João Rafael fez uma apresentação do ‘Bolero de 4’ em Petrolina, para amigos. Além disso, ele conta que vai estrear um novo espetáculo nesse primeiro semestre de 2014, inspirado no Lago do Cisne, junto com Luiz de Abreu, coreógrafo e dançarino mineiro, e o chileno Carlos Espinosa, atleta de BMX.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário