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segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Descubra por que pedalar na terceira idade faz bem à saúde

Foco na segurança é importante ao pedalar para potencializar os benefícios do exercício.

Andar de bicicleta traz uma série de benefícios para a saúde na terceira idade.
Foto: Shutterstock
Se você quer desfrutar com diversão dos momentos de lazer conquistados após anos de trabalho,rolex replica descubra os benefícios de pedalar. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de manter a saúde em dia. Esse é um exercício que une a prevenção de doenças ao alívio do estresse, já que evita o trânsito diário das grandes cidades.

Pedalar vem se tornando cada vez mais comum não só por jovens que procuram adrenalina e um esporte em meio à natureza. A prática é também uma das preferidas dos idosos que optam pela atividade como um meio de cuidar do corpo e da mente.

Benefícios de pedalar na terceira idade

Os exercícios com bicicleta para idosos exigem um certo cuidado. Antes de começar a pedalar, é recomendável realizar uma visita ao médico e fazer uma avaliação do seu histórico de saúde. É importante acompanhar como o seu corpo reage ao estímulo físico.

A pedalada diária pode gerar benefícios em longo prazo, principalmente no equilíbrio que a bicicleta exige. Os riscos de doenças cardiovasculares e de aumento das taxas de gordura corporal diminuem.

Para o idoso, a força que o exercício aeróbico exige do idoso é importante para seu condicionamento. Nessa fase da vida, existe um pico da perda progressiva de massa muscular, o que resulta à redução de força do idoso. Essa força que é exigida ao pedalar previne e ajuda no tratamento da osteoporose.

A pedalada também melhora a condição cardiovascular, diminui a fadiga e libera na corrente sanguínea endorfina. Isso traz ao idoso uma sensação de bem-estar, combatendo a depressão e melhorando a qualidade de vida. Tudo isso ainda retarda o envelhecimento e faz o indivíduo se sentir até 20 anos mais jovem.

Dicas para pedalar com saúde

Alguns cuidados devem ser tomados ao sair para pedalar. Confira cinco dicas:

Evite se machucar

Pessoas idosas devem ter mais cuidado com quedas e fraturas. Por serem mais sensíveis, as lesões podem trazer mais danos à saúde.

Tenha atenção ao que vestir

Roupas leves, acessórios para proteção (capacete, luvas, joelheiras), óculos e tênis confortável são essenciais, tanto para a segurança quanto para o bem-estar do idoso durante a pedalada.

Alimente-se antes

Antes de sair de casa, recomenda-se uma refeição leve e estar bem hidratado, sem esquecer de levar consigo uma garrafinha de água para tomar durante o percurso.

Proteja-se do sol

Protetor solar também é importante, pois a pele dos idosos é mais sensível e exige maior cuidado ao pedalar.

Interaja com pessoas queridas

Convide amigos ou familiares para lhe acompanhar. Será um ótimo momento de socialização e caso algum imprevisto, você não vai sozinho.

Fonte:  Vivo Mais Saudável

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