Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Reportagem sobre ciclismo urbano vence prêmio da Confederação Nacional do Transporte

Produção da GloboNews abordou a bicicleta como meio de transporte, destacando sua integração com outros modais



A reportagem “Bicicletas 1 e 2”, exibida no programa Cidades e Soluções, da GloboNews, foi a vencedora do Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2015. A motivação inicial do trabalho jornalístico desenvolvido por André Trigueiro e sua equipe foi olhar atentamente para o atual debate em torno do uso da bicicleta como meio de transporte urbano.

A reportagem abordou a mobilidade, as ciclovias, a integração com outros modais, a segurança dos ciclistas, os serviços de apoio, a polêmica em São Paulo e os argumentos de especialistas. Além disso, a experiência dos usuários com a bicicleta em outras localidades do mundo, como no caso da Holanda, também foi compartilhada.

Foram apresentados ainda os dados econômicos do setor. Estima-se que, atualmente, existam 70 milhões de bicicletas no Brasil, sendo 10% importadas, 20% produzidas na Zona Franca de Manaus e as demais no restante do país. Bem como, a problemática da falta de uma política fiscal que estimule o uso da bicicleta no país.

“Nos últimos anos, muitas questões foram levantadas pela sociedade e o debate ganhou novos contornos e protagonistas. Por isso, percebemos a importância de trazer estas informações para o público”, explica Trigueiro.

A reportagem

O jornalista acredita que um dos aspectos que se destacou na sua reportagem foi o cuidado em equilibrar as opiniões acerca do tópico principal com a participação de especialistas. “Trouxemos fontes com muita experiência, como, por exemplo, a excelente contribuição de Zé Lobo, fundador da ONG Transporte Ativo”, acrescenta.

Outro ponto que Trigueiro ressalta foi a participação do cinegrafista Sebastião Miotto, na parte da narrativa visual da reportagem. “Ele fez um ótimo controle da imagem quando filmava minha entrevista com Zé Lobo. A filmagem da nossa conversa foi produzida enquanto estávamos sobre as bicicletas em movimento, o que exigiu muita habilidade profissional”, elogia.

Para ele, a escolha da bicicleta como o tema vencedor deste concurso revela a importância que esta cultura está ganhando. “Acredito que é preciso otimizar a mobilidade urbana, criar opções. E é neste contexto que a bicicleta tem mais utilidade: na integração com o transporte público, quando se pode usá-la para percursos menores com o apoio de outros meios”, conclui.

Além de editor-chefe do programa Cidades e Soluções, Trigueiro é autor dos livros "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed. Globo, 2005) e “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed. Globo, 2012). Pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, ele também é professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ.

Clique abaixo, para assistir as reportagens:

  • Cidades e Soluções: O uso das bicicletas como meio de transporte (parte 1)
  • Cidades e Soluções: O uso das bicicletas como meio de transporte (parte 2)

  • Fonte: www.mobilize.org.br

    0 comentários:

    Postar um comentário