Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Nove mitos e verdades a respeito da bicicleta

Você que está pensando em pedalar mas está com dúvidas, iremos desvendar os mitos, os segredos da magrela pra você. Confira!


Depois que eu entrei para o “planeta dos bikers”, passei a enxergar duas comunidades distintas. Uma é a dos ciclistas que já pedalam há muito tempo e conhecem profundamente todas as informações que giram em torno da bicicleta. A outra comunidade é a dos novos adeptos ou daqueles que pedalam não mais do que cinco vezes ao ano. No grupo dos novatos e menos assíduos há muito desconhecimento a respeito de equipamentos, exercícios, tipos de bicicletas, entre outros itens. Este desconhecimento acaba criando uma série de mitos que dificultam a vida de quem está iniciando ou retomando o pedal e desestimulam aqueles que ainda estão pensando se devem ou não entrar neste planeta.

Portanto, vou tentar desmistificar alguns dos principais mitos.

Mito: Preço baixo + bicicleta boa
Verdade: Não existe bicicleta boa e baratinha. As bicicletas boas, além do quadro, têm na sua composição componentes de alta tecnologia que visam o melhor desempenho, segurança e conforto do usuário. Lembre-se que o custo de propriedade de uma bicicleta é muito baixo. O investimento inicial pode parecer alto, mas você vai usar este bem por muitos anos. Em uma conta muito básica, divida o preço da bicicleta por pelo menos cinco anos. Se você não ficar aficionado por bikes, é bem provável que irá trocá-la após cinco anos ou mais.

Mito: Bicicleta baratinha é melhor para iniciantes
Verdade: É um grande equivoco pensar em comprar uma bicicleta barata porque está iniciando no esporte. Quem está começando em geral não tem o preparo físico específico para pedalar e desconhece as técnicas. Portanto, pelo menos um item tem que ser bom para você usufruir do pedal: a bicicleta. Isso é para compensar a falta momentânea de desempenho. O seu preparo virá com o tempo e com a prática. A bicicleta ruim, não tem como melhorar, sempre será ruim. A sua falta de conhecimento e despreparo físico, atrelado a uma bicicleta ruim, vai dificultar a avaliação do seu rendimento e do nível de sua pedalada. Consequentemente, você não saberá se a falta de rendimento é por conta do despreparo ou por conta da bicicleta. O maior motivo de desistência dos iniciantes está relacionado a equipamentos inadequados.

Mito: Qualquer bicicleta serve
Verdade: Existem diversos tipos de bicicleta, uma para cada tipo de pedal. Há bicicletas de montanha, as mountain bikes; de corrida ou estrada, chamadas speed; de passeio; cicloturismo e as urbanas. Além do tipo, as bicicletas têm tamanho. Não ceda às adaptações. Muitos lojistas vendem o tamanho errado e dizem que com um pequeno ajuste a bicicleta ficará boa. Não é verdade. Inúmeras pessoas usam bicicletas muito pequenas ou muito grandes, totalmente incompatível com sua estatura. Ligue diretamente para o fabricante ou distribuidor e se informe. Só depois vá à loja com a informação do tamanho adequado à sua altura.

Mito: É difícil transportar a bicicleta 
Verdade: Com um pouco de boa vontade e conhecimento, as coisas ficam mais fáceis. Atualmente, estão disponíveis nas lojas especializadas diversos tipos de suporte para transportar da bicicleta com conforto e segurança. Transportar a bicicleta dentro do carro é fácil e possível, basta saber como remover as rodas e o modo correto de colocar o quadro dentro do porta-malas. Ainda há a parte interna do carro, no vão entre os bancos dianteiros e traseiros - neste caso recomendo o uso da mala-bike de lona.

Mito: Pedalar é desconfortável
Verdade: Pedalar pode doer um pouco somente nas primeiras vezes, principalmente os ísquios, localizados na zona inferior da pélvis (quadril). Porém, pedalar não dói e nem é desconfortável. Caso sinta dor ou desconforto, existem vários itens a serem observados, como por exemplo, o tamanho da bicicleta, ajuste da bike ao seu corpo, roupas inadequadas, problemas esqueléticos ou musculares, entre outros.

Mito: Prática esportiva e campeonatos são para atletas 
Verdade: Muitas pessoas usam a bicicleta somente para o laser, passeios pela orla da praia, em parques ou ciclovias nos finais de semana. Imaginam que a prática do ciclismo ou do mountain biking é somente para atletas. As pessoas podem e devem utilizar a bicicleta na modalidade esportiva, o que é muito divertido. Dá um novo objetivo ao uso da bike. É um excelente recurso no processo de redução de peso e condicionamento físico. O ciclismo é um esporte que facilita o desenvolvimento de laços de amizade, principalmente no mountain biking, cujo grupo de participantes tem mais chances de conversar e interagir durante a pedalada pelas trilhas. A grande massa de contingente de uma competição é composta por amadores e alguns iniciantes. A participação para uma competição demanda um preparo mínimo, portanto lhe dará objetivo e motivação para praticar frequentemente o esporte.

Mito: O mountain biking é um esporte de risco que exige demais dos praticantes
Verdade: O termo mountain biking foi criado para definir a modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países, como Portugal, a bicicleta de mountain biking é chamada de BTT, bicicleta para todo terreno, pois este tipo de ciclismo é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas, dentro de parques e até na cidade. Apesar de ter como conceito básico a transposição de obstáculos, existem diversos níveis de prática de mountain biking. Há muitos passeios que são feitos por trilhas e estradas de terra batida, largas, sem buracos, com pouco ou quase nenhum aclive ou declive e distância curta. Portanto, fique tranquilo, o mountain biking pode não ser radical, e sim uma grande diversão para quem quer estar em contato direto com a natureza.

Mito: Estou acima do peso para pedalar e preciso emagrecer antes 
Verdade: Esta é uma fala frequente das mulheres. Um dos grandes benefícios de pedalar é o emagrecimento. Para quem precisa emagrecer, o uso da bicicleta é um método prático, divertido e prazeroso, além de proporcionar um emagrecimento eficiente e saudável.

Mito: Estou velho para começar a pedalar 
Verdade: O ciclismo é uma prática esportiva democrática e abrangente. Qualquer pessoa pode pedalar, pois não exerce impacto nas articulações, e a pessoa estabelece o próprio ritmo de acordo com suas condições físicas e objetivos do exercício em si. São raras as recomendações médicas contra prática.

Fonte:  Web Venture, por Claudia Franco

0 comentários:

Postar um comentário