Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Cicloturismo: Interação com a a natureza e as pessoas

O Cicloturismo é uma atividade na qual o praticante usa a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem e de passeio. Além de praticar exercício físico, o cicloturista interage com o meio ambiente e aumenta sua concepção sobre a sustentabilidade da natureza. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.

Atividade em forte crescimento em todo o mundo, a modalidade atrai cada vez mais praticantes e desperta o interesse de governos e de empreendedores, que objetivam encorajar novos adeptos e valorizar a bicicleta como veículo de transporte, provocando um efeito benéfico para toda a sociedade.

Uma das formas mais estimulantes de se praticar o cicloturismo é através de Circuitos, roteiros oficialmente instalados, que oferecem suporte de informações e serviços, com extensão variável que pode ser cumprido em horas ou dias.

Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade o cicloturista leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.

O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado e também permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e a troca de marchas.

A modalidade que envolve turismo, esporte e aventura surgiu na Alemanha na década de 1950. Entre as décadas de 1970 a 1990,houve um aumento da demanda pelo cicloturismo e da Infra-estrutura de apoio ao cicloturista no país. Estima-se que pelo menos três milhões de pessoas na Europa e em diversos países do mundo pratiquem o Cicloturismo. No Brasil, a atividade começou a ganhar adeptos no final da década de 1980.

Treinamento para o Cicloturismo

Em um passeio ou viagem de bicicleta geralmente não se buscam altas velocidades ou recordes, mas lazer e diversão. Além disso, é necessária constância, ritmo e preparo físico.

Mesmo que você não possua muita força ou resistência ou que não esteja muito preparado, poderá aprender a utilizar a paciência, a persistência e a disciplina como aliadas. Durante o percurso, o cicloturista poderá enfrentar inúmeras variantes imprevisíveis como chuva, frio, relevo e acidentes de percurso que podem atrasar o horário das refeições, do banho ou do sono.

De forma geral, para praticar o Cicloturismo, o melhor treinamento é pedalar. Porém o interessado deve realizar treinamento mínimo de uma hora por dia e alguns testes nos finais de semana, em que deve pedalar por cinco, seis ou quantas horas possa suportar para ter uma ideia de como e em quanto tempo poderá vencer cada etapa do caminho.

Em caminhos curtos e em uma região com aclives pouco acentuados é possível cumprir o trecho todo e adquirir o condicionamento necessário na própria viagem.

O que levar em percursos médios ou longos:
• Peças de reposição para bicicletas como câmeras, cabos e raios;
• Mochila de hidratação com pelo menos dois litros de água;
• Filtro solar;
• Camisa e bermuda de ciclismo (manga longa e curta);
• Alforje traseiro;
• Saco de dormir;
• Barraca de 2 ou 3 lugares;
• Máquina fotográfica.
Michele Barcena
Livre Esporte

0 comentários:

Postar um comentário