Subscribe:

Parceiros

.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Magura apresenta sistema de freios hidráulicos para bikes de crono

Produto promete mais leveza, aerodinâmica, mais potência e melhor modulação da freada



Freios Hidráulicos Magura RT8 TT
 
Pinça Freios Hidráulicos Magura RT8 TT
A ferradura é acionada
pelo sistema hidráulico

Magura, em parceria com a Cervélo, apresentaram um novo sistema de freios hidráulicos que tem tudo para ser o que há de mais eficiente em termos de freios para bikes de triathlon e contrarrelógio.

Trata-se do Magura RT8 TT, que já recebeu o aval da UCI e estreia nas novas Cervélo P5 da equipe Garmin-Barracuda na Volta da França, em julho. A empresa promete maior poder de frenagem, mais modulação na freada, baixo peso e também mais aerodinâmica.

O sistema apresentado não é nenhuma novidade. Em 1987, a própria Magura lançou um sistema muito parecido, que foi empregado em mountain bikes e até em bikes de trial. O sistema hidráulico era empregado para acionar os pistões localizados nas ferraduras de freio que atuavam diretamente nos aros.

Manete Freios Hidráulicos Magura RT8 TT
O manete de carbono inclui o
cilindro mestre em seu interior

No RT8 TT, o acionamento do freio é diferente. Há um pequeno cilindro mestre junto ao manete, que fica conectado à ferradura de freio por meio de uma mangueira. Ao acionar o manete, o óleo pressiona o burrinho localizado na ferradura que por sua vez pressiona as sapatas contra as paredes do aro.

Os manetes são de fibra de carbono e as partes mecânicas de alumínio. O conjunto completo pesa apenas 495 gramas e, para se ter uma ideia de comparação, o Shimano Dura-Ace de contrarelógio pesa 381 gramas, sem os cabos e os conduítes. O novo freio utiliza óleo mineral em vez de fluido do tipo DOT, usado nas mountain bikes.

Segundo a Magura, o RT8 TT serve na maioria das bikes de crono e triathlon, inclusive nos modelos que têm a ferradura traseira instalada próxima do movimento central.

O preço é atraente e deve ficar em torno dos 600 Euros. A empresa já anunciou uma versão mais econômica, com manetes de alumínio, o RT6, que deverá chegar ao mercado por 500 Euros.

A novidade é exclusiva da Cervélo por um período de um ano.

bikemagazine

0 comentários:

Postar um comentário