Subscribe:

Parceiros

.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

LamBoo, a bicicleta de tubos de bambu laminado

Nova técnica permite fabricar quadros com mais precisão


Bicicletas de bambu todo mundo conhece. Leveza, facilidade de manuseio, resistência e absorção de impactos são apenas algumas de suas qualidades. Por ser um produto natural, cada bambu é único e tem suas próprias medidas, padrão, cor e peso.

Para aproveitar as qualidades mecânicas do material e garantir um padrão de qualidade, o engenheiro eslovaco Brano Meres, fundador da BME Design, desenvolveu uma técnica que pode dar novo fôlego às bikes de bambu.

Meres desenvolveu a LamBoo, uma bike feita com tubos de bambu laminados e que atende à rigorosa norma de qualidade EN 14764:2006.


Para produzir os tubos da LamBoo, lâminas de bambu natural cobertas com epóxi são enroladas num tubo cilíndrico de metal. O conjunto é então colocado num molde e submetido a uma pressão de 25 toneladas.

A vantagem do bambu laminado é que o tubo mantém as mesmas características do bambu natural com a vantagem de ser mais uniforme, mais fácil de se trabalhar e ajustar às medidas na hora de construir o quadro.

“Agora posso desenhar à vontade. Posso ter 100 quadros com as mesmas propriedades”, comemora Meres. O preço de um quadro LamBoo B8 é de  € 1.590 na Europa.

Saiba mais: http://bmedesign.eu

Fonte: BikeMagazine

0 comentários:

Postar um comentário