Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Estilo de vida consciente: Encarando o seu estresse

Não quero abrir uma vasta discussão a respeito do estresse, exceto ressaltar dois pontos limitantes.




  • Estresse não é bom para você.
  • A grande maioria das pessoas não sabe lidar eficazmente com o estresse.

Se confrontar com essas duas coisas é importante para quem quer criar um estilo de vida consciente. Ser consciente é ser aberto, alerta, pronto para enfrentar os desafios do desconhecido e capaz de respostas frescas. Quando você está sob estresse, essas qualidades são comprometidas. No alto nível de estressa a mente se fecha como um ato de autodefesa. Nesse estado é muito difícil de se manter aberto e alerta.

Mas basicamente  o estresse é ruim. Os hormônios que são liberados em resposta ao estresse do corpo, como o cortisol e adrenalina, destinam-se a ser temporário. Seu efeito é estimular a resposta de luta ou fuga, que é acionada em uma área primitiva do cérebro, porque a luta ou fuga é uma herança do nosso passado pré-humanos. A resposta deestresse, uma via privilegiada é aberta para lidar com situações de emergência, enquanto que ao mesmo tempo, as altas demandas do cérebro são temporariamente suprimidas.

Ninguém saudável pode sustentar o elevado estado de alerta, a rápida explosão de energia, aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial elevada e outras marcas da resposta de luta ou fuga. Fisicamente, a descarga de hormônio deve chegar ao fim, levando para o estado oposto – você ficar sonolento, perde energia e terá dificuldade para  manter-se alerta e concentrado. Viciados em adrenalina deliberadamente induzem-se a um estado excitado porque apreciam altamente o estado desperto, e presumivelmente valorizam a coragem, euforia e instinto assassino que traz a resposta de estresse.

O que eles ignoram é o lado oposto. Eles também podem ser inconscientes do dano físico feito para várias partes do corpo, uma vez que vários processos (por exemplo, crescimento, digestão, oxigenação dos músculos) são temporariamente desligados durante a luta ou fuga, que deve ser considerada um estado anormal, desequilibrado – ninguém deliberadamente iria ficar lá.  Especialistas em estresse têm afirmado ao longo de décadas que o baixo nível estresse da vida moderna engana o corpo a desencadear uma condição limítrofe de luta ou fuga que não é bom. “Estresse Normal” como por exemplo ficar preso no trânsito contribuem para a doença de hipertensão e a artéria coronária, juntamente com a suscetibilidade a infecções, insônia e muito mais.

Assim esses tipos altamente competitivos que se gabam de prosperarem em estresse estão vivendo em um mundo de fantasia quando se considera o potencial de danos ao seu corpo. Os estudos mais recentes sobre os efeitos genéticos de exercício, dieta, meditação e redução de estresse realizados pelo Dr. Dean Ornish, um perito nacional em inverter a doença cardíaca, sugere que um estilo de vida positivo produz forma benéfica de saída como de 400-500 genes. Isto implica que os mesmos genes são negativamente afectados por um estilo de vida negativo que ignora o gerenciamento de estresse.

Só agora começamos a entender que os estados subjetivos como dor e felicidade não são padronizados. Na verdade, como podemos remodelar constantemente o cérebro e o sistema nervoso através da experiência cotidiana, cada um de nós está estruturando uma resposta única para o mundo, incluindo a nossa resposta ao estresse. Isto implica que há pessoas com altas tolerâncias para estresse e pessoas com baixa tolerância, tal como existe para a dor. Mas se você colocar os soldados sob o estresse alto da batalha, eventualmente todos eles passarão a ter estado de choque a menos que eles permaneçam um grande tempo  tempo longe das linhas de frente.

Portanto, não tente fazer do estresse o seu aliado salientando-o ou  virando as costas para o problema. A escolha consciente é reconhecer que a vida moderna é um campo de batalha de estresse de baixo nível, às vezes chegando em alta tensão, que vai ter um efeito prejudicial ao longo do tempo, a menos que você lide com estressores do cotidianos de forma consistente e eficaz.

Fonte: ciclofemini.com.br

0 comentários:

Postar um comentário