Subscribe:

.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Multicampeão dá dicas de como cuidar da sua mountain bike


Multicampeão e uma das lendas do mountain bike no Brasil, Odair Pereira compartilhou alguns dos cuidados que costuma tomar com a sua bicicleta no dia a dia, entre treinamentos e competições. Veja abaixo as dicas que vão ajudar os ciclistas apaixonados por trilhas, pedras e trechos de montanha a cuidar ainda melhor do seu equipamento:

Pressão dos pneus e da suspensão

Antes de cada treino, eu recomendo verificar a pressão dos pneus e a pressão da suspensão dianteira. Periodicamente, é recomendado verificar os apertos de parafusos da mesa, no guidão – de preferência com um torquímetro.

A pressão varia muito de acordo com o peso, o gosto do ciclista, e o tipo de pneu da bicicleta. Por exemplo, um ciclista que pesa aproximadamente 70 kg, numa bike aro 29” pode usar a calibragem do pneu em torno de 29-34 PSI (dianteiro) e 32-34 PSI (traseiro).

Já o pneu “for tubeless”, com líquido selante, pode baixar até a faixa de 24-26 PSI (dianteiro) e 27-28 PSI (traseiro).  Mas como eu costumo dizer isso não é regra e a pressão do pneu é muito pessoal para cada ciclista.


Normalmente a pressão máxima permitida vem escrito no pneu da bike. Seria bom se atentar aos seguintes detalhes: se for encarar terreno com solo mais pedregoso, correndo o risco de furar por batida do aro por exemplo, seria providencial aumentar um pouco a pressão, talvez 2 ou 3 PSI.  Se o terreno estiver mais escorregadio com pedras lisas e raízes, é recomendado baixar um pouco a pressão para melhorar a tração.

 Lubrificação das correntes


É preciso estar atento à lubrificação da corrente – os lubrificantes à base de cera são mais eficientes se aplicados com horas de antecedência ou no dia anterior ao treino. Após o treinamento ou corrida com poeira ou lama, recomendo que o atleta limpe no mínimo a engrenagem com algum tipo de desengraxante e lubrifique antes de partir para o próximo pedal.

Isso deve prolongar a vida útil da engrenagem. Lembre-se: nunca use querosene.

Cuidado com a chuva

Após fazer um treino ou participar de uma competição na chuva é sempre recomendado uma revisão mais detalhada, além de limpeza e lubrificação mais aprofundada na bicicleta. Isso porque algumas partes acumulam água e terra, causando ferrugem nas esferas e rolamentos.

Procure levar a bicicleta ao seu mecânico de confiança numa revenda autorizada logo depois do pedal na chuva. Ele deve ter o ferramental e conhecimento necessário, além dos produtos corretos para limpar os lugares mais difíceis da bike sem danificá-la. (Evite improvisos ou produtos sem qualidade).

Cada parte da sua mountain bike merece o produto específico para trabalhar melhor e por mais tempo. O seu mecânico deve saber disso.

Procurando um mecânico de bicicletas

O ideal é sempre recorrer à mão de obra capacitada como um mecânico profissional especializado em uma revenda autorizada da marca que você usa.

A Scott possui três linhas diferentes de mountain bikes hardtail:  linha Scale RC e linha Scale com modelos em carbono e alumínio, e a linha Aspect, com modelos somente em alumínio. Quer saber mais? Clique no link e confira.

Fonte: IGP Sports

0 comentários:

Postar um comentário