Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pedalar: Exercite seu cérebro

Foto: Jpgon / Depositphotos
Não são apenas os músculos das pernas que o ciclismo tonifica. Pedalar pode lhe deixar com melhor velocidade de raciocínio, memória e sensação de felicidade! É isto que alguns estudos recentes sugerem.

O cérebro é composto por massa cinzenta, que é o centro de comando do seu corpo, onde as sinapses acontecem, e massa branca, que é o centro de comunicação e que usa axônios para conectar as diferentes partes da massa cinzenta. Um estudo recente realizado na Holanda mostra que o ciclismo melhora a integridade da densidade da matéria branca, acelerando as conexões no cérebro. Outro estudo constatou que os participantes que pedalaram 12 semanas tiveram um aumento no fator neurotrófico derivado do cérebro, proteína que atua no controle do estresse, humor e memória, o que explica o fato de pessoas que pedalam terem baixos níveis de depressão e ansiedade.

Há pesquisas que mostram, ainda, um aumento no hipocampo provocado pela prática de exercícios aeróbicos. Pesquisadores da Universidade de Illinois demostraram que o hipocampo dos participantes aumentou 2% depois de seis meses de pedaladas diárias, melhorando as habilidades de memorização em 15%, a resolução de problemas em 20%, maior capacidade de atenção e concentração. Motivos de sobra para começar/continuar a pedalar, bora?

Fonte: Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner

0 comentários:

Postar um comentário