Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Estação da primavera é um convite para andar de bicicleta


Passado as chuvas e baixas temperaturas típicas do inverno, surge o sol e o clima mais ameno da primavera. Nessa época do ano a luminosidade dos dias é mais longa, um grande incentivo para quem quer começar a se exercitar. 

Andar de bicicleta é uma atividade lúdica, que estimula a convivência social e em família. Os lugares mais indicados para a prática do esporte são os parques e as ciclovias, mas para as cidades que não oferecem esses espaços, os ciclistas podem pedalar pelas ruas, desde que utilizem os equipamentos de segurança, como capacete, luva e joelheira.

A pedalada está incluída no grupo de exercícios denominados aeróbicos ou de resistência, que segundo os cardiologistas, significam exercícios rítmicos de grandes músculos, da mesma intensidade, que fazem com que o organismo utilize o oxigênio como fonte de energia. Além disso, andar de bicicleta fortalece os músculos da perna e do coração, combate a flacidez, melhora a circulação sanguínea e ajuda na queima de calorias. Outro benefício do esporte é que, ao pedalar, a pessoa evita o seu contato de impacto direto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos.

Algumas dicas para pedalar com segurança e prazer:

O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. O ciclista deve usar tênis de qualquer modelo, desde que sejam confortáveis. As bicicletas devem ter guidão alto, para evitar esforços na coluna. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas.

O ciclismo não é um esporte de alto risco, mas os praticantes precisam estar atentos a possíveis quedas e fazer sempre uso de equipamentos de segurança. Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, o ciclista deve pedalar mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários.

0 comentários:

Postar um comentário