Subscribe:

Parceiros

.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conheça a caixa de câmbio de 18 marchas da Pinion

Empresa alemã produz câmbio com engrenagens que funcionam em banho de óleo numa caixa selada

Uma nova forma de trocar marchas vem da Alemanha. A Pinion, empresa com sede na cidade de Denkendorf, produz uma caixa de câmbio que vai instalada junto ao pedivela. O sistema lembra bastante o que foi usado pela bike de downhill da Honda e que foi abandonado anos atrás.


Chamado de Pinion P1.18, o sistema tem 18 marchas bastante escalonadas comandadas por um trocador do tipo Grip Shift no punho direito. Segundo as avaliações feitas pelas revistas internacionais, as trocas são bem rápidas e o ciclista pode trocar várias marchas de uma só vez.


As engrenagens funcionam em banho de óleo dentro de uma caixa selada e, segundo o fabricante, o sistema é capaz de rodar até 60 mil quilômetros sem nenhum tipo de manutenção.

O Pinion P1.18 já está em uso por 24 marcas européias e equipam bicicletas de várias modalidades, desde mountain bikes, bikes urbanas e para cicloturismo como a Silkroad XPlorer.

Um dos grandes incovenientes entretanto é o alto peso do conjunto. Para se ter uma ideia, só a caixa de câmbio pesa 2.7kg, fora os trocadores e o pedivela. Só para efeito de comparação, um kit de câmbios XT (dianteiro e traseiro) pesa apenas 384 gramas.

Para usar o Pinion, o quadro da bike deve ser feito fabricado especificamente para essa finalidade.

0 comentários:

Postar um comentário