Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sven Nys domina Mundial de Ciclocross; veja vídeo e galeria

Aos 36 anos, biker duelou na última volta com o compatriota Klaas Vantornout

O belga Sven Nys venceu no dia 2 de fevereiro o Mundial de Ciclocross, realizado em Louisville, Kentucky. O biker duelou pedalada por pedalada com o compatriota Klaas Vantornout e levou a melhor ao fazer uma ultrapassagem certeira na última volta. Aos 36 anos, o veterano passa a vestir a camisa arco-íris antes de sua já proclamada aposentadoria.

VEJA VÍDEO DA ÚLTIMA VOLTA

   


OS CINCO PRIMEIROS
1 – Sven Nys (Bélgica) 01:05:35
2 – Klaas Vantornout (Bélgica) 00:00:02
3 – Lars Van Der Haar (Holanda) 00:00:25
4 – Bart Wellens (Bélgica) 00:00:41
5 – Philipp Walsleben (Alemanha) 00:00:44

O ESPORTE
O ciclocross, chamado de cyclo-cross, cyclocross, CCX, CX, cyclo-x ou simplesmente cross para os mais íntimos, é uma das modalidades mais completas de todo o espectro do ciclismo e agrega elementos do mountain bike cross country e das provas de ciclismo de critério.
As provas são disputadas em circuitos com obstáculos dos mais variados tipos e a tradicional foto do ciclista com a bike nas costas é a primeira imagem que vem à cabeça quando o termo ciclocross é mencionado.

Não bastasse o frio e a chuva que normalmente dão o tom numa típica corrida de ciclocross, a corrida exige muito esforço e energia dos ciclistas já que os obstáculos estão por toda a parte. Trechos retos e planos são poucos.

Os circuitos têm metragem entre 2,5 e 3,5 quilômetros de extensão sendo obrigatório que pelo menos 90% seja pedalável. Longas subidas são evitadas e dão lugar a curtas paredes íngremes, que são transpostas a pé com a bike nas costas. Não bastasse o frio e a chuva, os ciclistas enfrentam também obstáculos naturais e também artificiais, com barreiras de até 40cm de altura, que podem ser transpostas saltando ou desmontando-se e carregando a bike. Fora isso, o circuito pode apresentar também single tracks, paredes íngremes, escadarias, valas, riachos, caixa de areia, curvas bem fechadas, funil em zigue zagues, descidas íngremes, gramados, pedras, neve, trechos de calçamento e até seções de pista de BMX.

As corridas duram de 30 minutos a uma hora, dependendo da categoria. A alternância de ritmo é que torna essa modalidade extremamente desgastante e a duração é relativamente curta.

Como o circuito não é muito longo e não exige trechos muito técnicos com grande diferença altimétrica, o ciclocross é bastante versátil e pode ser realizado em parques, trilhas, bike parques, estações de inverno, florestas, lavouras, vinhedos e até em regiões desérticas. Na Europa é comum provas serem realizadas em parques urbanos de grandes cidades. A estratégia serve para atrair o público e facilitar o acesso de todos.
Uma das regras permite que o ciclista receba apoio mecânico e até que troque de bike durante a prova.

Trocar a bike inclusive é uma estratégia comum e usada para que a equipe de apoio elimine o excesso de lama e lubrifique a bicicleta, que sempre sofre com as condições severas do terreno. O mais comum é que todo ciclista tenha sempre mais de uma bike e um auxiliar pronto para essa tarefa.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO MUNDIAL


0 comentários:

Postar um comentário