Subscribe:

Parceiros

.


terça-feira, 8 de março de 2016

Primeiros socorros ao cair da bike

Saiba quais são os procedimentos indicados para cuidar dos ferimentos mais comuns ao cair da bike


A alta velocidade é responsável por toda a adrenalina no ciclismo de estrada, mas também por tombos e quedas homéricos como em nenhum outro esporte. Por mais que se usem equipamentos de segurança e preste atenção ao trajeto, cair da bike acontece. Assim, é bom estar preparado e saber quais os primeiros socorros indicados nessas situações. Por isso conversamos com a médica do Hospital Ipiranga (SP), Maria do Rosário Pacheco, que explicou os procedimentos a serem adotados logo após o acidente para evitar que os ferimentos se agravem, diminuindo assim o tempo de recuperação e a chance de possíveis complicações.

RALADOS E CORTES
Cortes e ralados pequenos devem ser lavados com água corrente, sabonete e depois cobertos com gaze estéril. Se encontrar sujeira em um corte ou ralado, limpe o ferimento sempre de dentro para fora, levando a sujeira para longe dele. Se o corte for profundo e estiver sangrando demais, pressione o ferimento para estancar, mantenha a vítima deitada e chame uma ambulância imediatamente.

PANCADAS
Deixe a área lesionada em uma posição confortável. Utilize uma compressa de gelo envolvido em tecido e use-a para aplicar no local fazendo pressão por até 10 minutos.

TORÇÕES E ESTIRAMENTOS
Ajude a pessoa e encontrar uma posição confortável, apoiando a área lesionada. Aplique compressa gelada para reduzir a dor e o inchaço. Se possível, mantenha a compressa no lugar lesionado com uma bandagem. Se a dor for muito forte, leve a pessoa o quanto antes para um hospital.

FRATURAS
Mantenha a pessoa parada e evite movimentos nas juntas abaixo e acima da fratura. Para fraturas no braço, imobilize-o com uma tipoia. Fraturas na perna podem ser imobilizadas prendendo uma perna na outra. Leve a pessoa imediatamente ao hospital.

BATIDAS NA CABEÇA
Se ninguém viu como o atleta caiu ou existe suspeita de lesão no pescoço, evite movimentar a cabeça dele e chame o resgate. Se a pessoa estiver totalmente consciente, ajude-a a se sentar. Dê para a pessoa uma compressa fria para que ela a coloque no local da batida. Se a pessoa estiver tonta, confusa, reclamar de dor de cabeça crescente, vômitos ou visão dupla, chame o resgate imediatamente. Qualquer pessoa que tenha ficado desacordada, mesmo que por alguns instantes, deve ser levada o quanto antes para um hospital.

(Matéria publicada na Revista VO2bike, edição 113 de Janeiro/Fevereiro, de 2015)
Por Gustavo Figueiredo

0 comentários:

Postar um comentário