Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 3 de março de 2016

World Naked Bike Ride acontecerá no Recife pela primeira vez

Concentração acontecerá a partir das 17h, na Praça do Derby, área Central do Recife
Ato tem como intenção alertar os perigos que os usuários da magrela
sofrem no trânsito
Cicloativistas pernambucanos prometem participar do World Naked Bike Ride, o que chamamos de pedalada pelada. O evento será realizado, simultaneamente, em várias cidades do mundo, neste sábado (5). No Recife, a concentração acontece às 17h, com previsão de saída às 18h, da Praça do Derby, na área Central do Recife. O trajeto ainda não foi divulgado.

Em um evento criado no Facebook, mais de 700 pessoas foram chamadas para participar da pedalada pelada. E, como o nome já sugere, o objetivo é realizar o passeio nu. A nudez, no entanto, não é imposta aos participantes, mas é recomendado que os ciclistas não utilizem roupa. Para os mais tímidos, trajes de banho serão aceitos.

O movimento, que tem o lema "as bare as you dare" ("tão nu quanto você ousar"), tem a proposta de defender a descriminalização da nudez. O objetivo do passeio também é mostrar a fragilidade do corpo humano sobre as duas rodas. No Brasil, a primeira cidade a realizar uma pedalada pelada foi São Paulo, em 2008. Desde então, o movimento não parou, ganhando reforços de outras cidades importantes do País.


Ato em 2013
Como forma de protesto, em 7 de setembro de 2013, a Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc) participou do "Desfile Ciclístico Nu". A concentração aconteceu em frente ao monumento contra a tortura, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista. O objetivo, na época, era propor a quebra de tabus e refletir sobre a liberdade.

Na ocasião, a Secretaria de Defesa Social, que era comandada por Wilson Damázio, criticou o ato e informou que quem fosse pego pedalando nu poderia ser preso. Em meio a polêmicas e ameaças, ninguém desfilou nu. Os participantes usaram trajes de banho.

Mundo
A primeira edição oficial do evento ocorreu em 12 de junho de 2004 simultaneamente na Austrália, na Itália, nos Países Baixos, na Rússia e nos Estados Unidos. Também houve edições na Áustria, no Canadá, na República Checa, na Dinamarca, na França, em Israel, no Japão, na Letónia, na Nova Zelândia, na Polónia e na Espanha.

Ainda de acordo com o texto postado no Facebook, os idealizadores do evento alertam que um dos principais objetivos da Pedalada Pelada é "chamar a atenção das pessoas para a fragilidade dos meios de transporte não motorizados".

Veja outros eventos World Naked Bike Ride de anos anteriores aqui.
Fonte: Folha/Pe

1 comentários:

Unknown disse...

Vergonha! Cada um faz o que bem entender! digo apenas a minha opinião! sem discriminação.

Postar um comentário