Durante uma competição, quando o Jovem atleta age de forma desonesta , deveria ser educado pelos adultos próximos tais como pais, treinadores e amigos.
Desta maneira com o exemplo dos adultos o futuro ciclista terá um comportamento amigo e ao mesmo tempo competitivo fazendo crescer o esporte em nosso brasil.
Importantissimo que adultos procurem o significado da frase:
"Facere non debet quis alteri, quod sibi fieri nollet" proferida por Sigismondo Scaccia no ano de 555, mas que parece ter sido feita para nossos dias atuais.
Na psicologia esportiva o fato já foi objeto de estudos:
Galber (1987) define:
A conduta é denominada de agressiva quando uma pessoa desrespeitar as normas sociais e as regras esportivas e agride outra pessoa no sentido de provocar nessa um prejuízo ou dano corporal ou psíquico.
Forma de agressividade:
Comportamento hostil - O atleta que tem por fim esse tipo de comportamento intenciona prejudicar ou lesionar outra pessoa diretamente. Galber (1987) denomina de comportamento intrinsecamente motivado.
Agressão Instrumental - O Atleta realiza uma conduta agressiva, como instrumento para alcançar suas metas. Como exemplo podemos citar o caso de um ciclista que tranca o adversário na reta de chegada,para impedir que o mesmo atinja sua meta,que é vencer. Aqui temos um tipo de agressividade implícita onde o ciclista causa um possível dano ao adversário em favor da realização de metas superiores de rendimento;
Os psicólogos definem a agressão como sendo um comportamento direcionado para machucar o outro, que não está interessado nessa ação. Segundo werimberg & gouid 1999, em sua teoria da frustração destaca as seguintes fases; FRUSTRAÇÃO = FRACASSO AO BLOQUEIO DE METAS a)Aumento do nível de ativação = a dor e raiva, b)Sinais apreendidos socialmente sinalizam a adequação da agressividade.
Conduta agressiva - Assim se um atleta perde uma competição em que seu rendimento foi fraco, (frustração) em seguida esse sentimento se transforma num aumento de ativação de raiva e dor. Então a partir desse ponto a raiva e a dor podem ser transformadas em agressão se o atleta tiver absolvido (introjetado) em seu processo de aprendizagem, que é apropriado ser agressivo em certas situações. O fato de observarmos, os motivos do por que o atleta passou a agir de forma agressiva, veremos que o seu comportamento depende de fatores relacionados com a situação frustrante,dor raiva e processos de aprendizagem (desde a infância), até a idade atual.Que em outras palavras seu comportamento agressivo depende: de fatores sociais,culturais,pessoais e ambientais.
O curioso é que quase sempre o atleta nem vai perder aquela prova, mas a insegurança e frustração de fracassos passados o torna agressivo e desleal.
ESTAS PONDERAÇÕES DEVEM SERVIR TAMBEM PARA OS ADULTOS, QUE ABUSAM DA LINGUAGEM CHULA, SENDO MAU EXEMPLO PARA AS CRIANÇAS E JOVENS, E MAL EDUCADOS PARA COM AS SENHORAS PRESENTES EM UMA PROVA DE CICLISMO.
OS CICLISTAS ADULTOS DEVEM CONHECER OS REGULAMENTOS DAS SUAS LIGAS, ISTO TRARÁ O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DO CICLISMO .
0 comentários:
Postar um comentário