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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Competição não é guerra

A agressividade e falta de lealdade na prática do esporte

Durante uma competição, quando o Jovem atleta age de forma desonesta , deveria ser educado pelos adultos próximos tais como pais, treinadores e amigos.

Desta maneira com o exemplo dos adultos o futuro ciclista terá um comportamento amigo e ao mesmo tempo competitivo fazendo crescer o esporte em nosso brasil.

Importantissimo que adultos procurem o significado da frase:
 "Facere non debet quis alteri, quod sibi fieri nollet" proferida por Sigismondo Scaccia no ano de 555, mas que parece ter sido feita para nossos dias atuais.

Na psicologia esportiva o fato já foi objeto de estudos:

Galber (1987) define:

A conduta é denominada de agressiva quando uma pessoa desrespeitar as normas sociais e as regras esportivas e agride outra pessoa no sentido de provocar nessa um prejuízo ou dano corporal ou psíquico.

Forma de agressividade:

Comportamento hostil - O atleta que tem por fim esse tipo de comportamento intenciona prejudicar ou lesionar outra pessoa diretamente. Galber (1987) denomina de comportamento intrinsecamente motivado.

Agressão Instrumental - O Atleta realiza uma conduta agressiva, como instrumento para alcançar suas metas. Como exemplo podemos citar o caso de um ciclista que tranca o adversário na reta de chegada,para impedir que o mesmo atinja sua meta,que é vencer. Aqui temos um tipo de agressividade implícita onde o ciclista causa um possível dano ao adversário em favor da realização de metas superiores de rendimento;

Comentário- Enquanto existir competição sempre haverá vencedores e perdedores, sempre haverá comemorações e frustrações. Assim devido a complexidade de fatores que influenciam o comportamento agressivo nas pessoas, de classe social distintas, com nível de aprendizagem diferenciados dificilmente um dia deixará de existir agressividade. No entanto na esperança de uma redução na incidência de agressão e violência no esporte, durante os treinamentos, os atletas devem aprender a respeitar os princípios éticos e valores humanos, respeitar regulamentos esportivos e a integridade do adversário. E os Psicólogos devem ensinar aos treinadores e atletas como controlar suas emoções diante de situações de frustrações, utilizando técnicas e métodos par esse fim

Os psicólogos definem a agressão como sendo um comportamento direcionado para machucar o outro, que não está interessado nessa ação. Segundo werimberg & gouid 1999, em sua teoria da frustração destaca as seguintes fases; FRUSTRAÇÃO = FRACASSO AO BLOQUEIO DE METAS a)Aumento do nível de ativação = a dor e raiva, b)Sinais apreendidos socialmente sinalizam a adequação da agressividade.

Conduta agressiva - Assim se um atleta perde uma competição em que seu rendimento foi fraco, (frustração) em seguida esse sentimento se transforma num aumento de ativação de raiva e dor. Então a partir desse ponto a raiva e a dor podem ser transformadas em agressão se o atleta tiver absolvido (introjetado) em seu processo de aprendizagem, que é apropriado ser agressivo em certas situações. O fato de observarmos, os motivos do por que o atleta passou a agir de forma agressiva, veremos que o seu comportamento depende de fatores relacionados com a situação frustrante,dor raiva e processos de aprendizagem (desde a infância), até a idade atual.Que em outras palavras seu comportamento agressivo depende: de fatores sociais,culturais,pessoais e ambientais.

O curioso é que quase sempre o atleta nem vai perder aquela prova, mas a insegurança e frustração de fracassos passados o torna agressivo e desleal.

ESTAS PONDERAÇÕES DEVEM SERVIR TAMBEM PARA OS ADULTOS, QUE ABUSAM DA LINGUAGEM CHULA, SENDO MAU EXEMPLO PARA AS CRIANÇAS E JOVENS, E MAL EDUCADOS PARA COM AS SENHORAS PRESENTES EM UMA PROVA DE CICLISMO.
OS CICLISTAS ADULTOS DEVEM CONHECER OS REGULAMENTOS DAS SUAS LIGAS, ISTO TRARÁ O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DO CICLISMO .

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