Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dicas para pedalar com muito estilo

O brasileiro está se adaptando à ideia da bicicleta como meio de transporte, não apenas para o lazer. Que roupa usar para se deslocar de bike, com conforto e elegância?

Foto: gpointstudio

A bicicleta está na moda. É uma das saídas sustentáveis para o trânsito congestionado das cidades. E o ciclista? Ele também pode andar na moda? Calças ou bermudas coladas ao corpo e camisetas fluorescentes são ainda vistos por muitos como as vestimentas confortáveis para a pedalada. Muita gente tem dúvidas de como se vestir para enfrentar as ruas em uma bicicleta e chegar ao escritório sem ter de mudar completamente o visual.
Estudos indicam que 75% dos brasileiros estão mais dispostos a utilizar a magrela como meio de transporte diário. A pesquisa CONECTAí, do IBOPE, mostrou que os principais motivos alegados são necessidade e agilidade. 
Para divulgar a pedalada com estilo, existe o movimento Cycle Chic (bicicleta chique, em português), que prega que é possível utilizar o meio de transporte sustentável vestindo roupas comuns do dia a dia. O fotógrafo canadense e especialista em mobilidade urbana Mikael Colville-Andersen cunhou o termo em 2007 ao lançar o blog de streetstyle Copenhagen Cycle Chic. A novidade, que trazia fotografias de diversos looks sobre rodas, fez barulho na internet e ganhou variantes em diversos países mundo a fora. O blog já foi chamado pelo jornal britânicoThe Guardian de “Sartorialist em duas rodas” (em referência ao famoso blog de moda do fotógrafo americano Scott Schuman) e o próprio Colcille-Andersen foi apelidado de “o papa do ciclismo urbano” pelo canadense La Presse.
No Brasil, a ideia está começando a tomar forma. Blogs como o Curitiba Cycle Chic e o Gata de Rodas mostram por meio de fotos de brasileiros e estrangeiros como é possível combinar moda e sustentabilidade. Segundo a estilista Georgia Halal, a tarefa não é tão difícil assim. “As pessoas não precisam abrir mão do estilo para andar de bicicleta. A dica é usar tecidos leves e evitar aqueles de composição sintética. Nada de camisas com poliéster que deixem odor”, afirma Georgia.  
As mulheres podem continuar usando suas peças prediletas. Elas conseguem até montarlooks com vestidos e saias, desde que o comprimento seja na altura dos joelhos e a modelagem não seja ampla demais. “Para os meninos é mais fácil, eles podem usar qualquer roupa que se sintam confortáveis. Bermudas, calças, camisas...”, diz a estilista.
Para os pés, os homens podem usar sapato social, sapatênis, alpargatas ou tênis comum. As mulheres têm um leque mais variado de opções, podendo optar por sapatilha, rasteirinha, tênis, alpargatas, espadrilha, anabela ou skeaner. “E para quem é mais habilidosa, pode até rolar um saltinho”, afirma Georgia.
Ainda acha que não é possível subir em uma bicicleta sem roupa esportiva? Então dê uma olhada em algumas opções de peças bem estilosas:



Por Nina Finco / Revista Época

0 comentários:

Postar um comentário