Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Trava eletrônica de bicicleta alerta dono sobre tentativa de roubo

Sensores detectam movimentos suspeitos e mudanças de temperatura; empresa ainda busca financiamento.

Trava eletrônica de bicicleta alerta dono sobre tentativa de roubo
Foto: Divulgação
Uma empresa start-up alemã que foi premiada em uma feira de tecnologia no país criou uma tranca eletrônica de bicicleta capaz de detectar tentativas de roubo.

Segundo Daniel Zajarias-Fainsod, diretor de tecnologia da empresa Lock8, o dispositivo de segurança que leva o mesmo nome é munido com sensores eletrônicos que identificam movimentos suspeitos na bicicleta, alertando imediatamente o dono por meio de uma mensagem de celular.

Além de vibrações, os sensores internos percebem mudanças de temperatura na Lock8.

Uma das técnicas de furto de bicicletas mais comuns é congelar o cabo das travas amarrado a postes ou cercas para quebrá-lo com mais facilidade.

Para isso, ladrões usam spray de ar comprimido. Outra artimanha é usar um maçarico para derretê-lo.

Financiamento

Segundo seus idealizadores, os sensores do Lock8 podem detectar a variação de temperatura na bicicleta, para quente ou para frio, disparando em seguida um alarme de 120 decibéis.

Zajarias-Fainsod, que fez uma demonstração da tranca para um repórter da BBC, explica que a tranca só pode ser travada ou destravada por meio de uma 'chave eletrônica', instalada no smartphone do dono.

Ainda segundo ele, o Lock8 também vem com um GPS (Sistema de Posicionamento Glocal) embutido, facilitando a localização da bicicleta.
Apesar de premiado, o equipamento ainda está em busca de financiamento para ser comercializado.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário