Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pedalar: Faz bem para a saúde

Pedalar previne doenças e combate o envelhecimento


Engarrafamentos, principalmente em horários de pico, são parte do dia-a-dia da maioria dos motoristas no Vale do Itajaí. O tempo que se perde em trânsito lento ou totalmente parado pode ser muito grande, por isso, trocar o carro pela bicicleta parece uma ideia cada vez melhor.  Além de ganhar tempo, quem escolhe pela bicicleta também faz um exercício físico e assim, contribui de alguma forma para a sua saúde. Sebastião Schmitt Júnior, 27 anos, é educador físico e não apenas entende os benefícios da pedalada como também usa a bicicleta como seu principal meio de transporte. “Optei pela bicicleta para economizar tempo. Além de também não precisar gastar com combustível e não poluir o meio ambiente, ela também promove qualidade de vida”, destaca.
De acordo com Sebastião, quem pedala realiza uma atividade aeróbia, contribuindo para a melhoria da pressão arterial, controle do diabetes, prevenção de doenças do coração e combate do envelhecimento. Outros benefícios são a promoção do bem estar, ganho de tônus muscular e até mesmo emagrecimento. “O resultado pode ser grande para quem levava uma vida sedentária, com má alimentação, e resolveu trocar o carro pela bicicleta, aliando este novo hábito a uma alimentação mais saudável. A bicicleta deve ser usada como uma atividade prazerosa, não ser vista como algo chato e cansativo”, afirma o educador físico. Sebastião aconselha que as pessoas sedentárias procurem o médico antes de realizar esta troca, para verificar se está tudo bem com a saúde. Em alguns casos, a bicicleta não é recomendável, como no caso de pessoas que possuem desgastes na coluna e quadril.
Para começar, não é preciso que a bike seja muito sofisticada, porém é importante ir a uma loja especializada para saber o tamanho adequado para o ciclista e, é claro, comprar o equipamento de segurança. O educador físico recomenda que quem não realiza nenhum tipo de atividade física comece aos poucos, que troque o carro pela bike de forma gradativa. Vá dois dias por semana trabalhar de bicicleta, depois três dias e aumente a frequência.

0 comentários:

Postar um comentário