Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Infraestrutura para bicicletas atrai mais ciclistas


O título deste post pode ser óbvio para muitos de nós, que já pedalamos, mas é muito importante destacar que existe um número enorme de ‘possíveis ciclistas’ nas grandes cidades que estão só esperando algum tipo de infraestrutura amigável à bicicleta para começar a pedalar.

Quando a Ciclofaixa de Moema foi aberta, por exemplo, muita gente contrária afirmou que por ali não passavam bicicletas (o que não é lá muito verdade) e que a ciclofaixa seria um desperdício.

Mas estatísticas registradas em Nova York, uma cidade que cada vez mais se volta aos ciclistas, mostram que a implantação de políticas pró-mobilidade urbana aceleram o crescimento do número de ciclistas na cidade.


Com a divulgação do mais recente Indicador de Comutação de Bicicleta em NY, é possível ver que o número de pessoas que realizam seus deslocamentos de bicicleta na cidade quadruplicou nos últimos 10 anos. Mais importante ainda é ver o grande salto que esse número deu de 2008 aos dias de hoje (veja no gráfico abaixo):


Como é possível ver no gráfico, os deslocamentos de bicicleta em Nova York vinham crescendo de forma lenta e cresceram demais nos últimos anos. O motivo? O blogueiro da Reuters Feliz Salmon explica que foi justamente neste período que o Departamento de Trânsito de Nova York ficou sob o comando de Janette Sadik-Khan, uma política incentivadora da bicicleta.

>> Veja o mapa de ciclovias e ciclofaixas de Nova York

Foi sob a batuta de Janette Sadik-Khan que a cidade multiplicou suas ciclovias e ciclofaixas. Em apenas quatro anos, segundo o The New York Times, a cidade viu o surgimento de 400 quilômetros de ciclofaixas! Além disso, Janette transformou algumas áreas da cidade que eram exclusivas para os carros, como a turística Times Square, em grandes praças para os pedestres e ciclistas, eliminando também centenas de estacionamentos e vagas de carros nas ruas.

Veja abaixo uma entrevista com Janette Sadik-Khan (em inglês):



Ou seja, tudo leva a crer que há mesmo muita gente querendo pedalar, faltando apenas um pouco mais de infraestrutura nas principais ruas e avenidas da cidade para que o deslocamento seja feito de uma maneira mais segura e natural.

O blogueiro Felix Salmon, da Reuters, encerra seu post dizendo uma grande verdade. “A lição deste gráfico é que se você criar estruturas para bicicletas, os ciclistas vão aparecer para usá-las. E isso é fantástico, porque cidades com muitos ciclistas são sempre as melhores para se viver e trabalhar – até para aqueles que não pedalam!”.

0 comentários:

Postar um comentário