Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Você sabe o que é cicloturismo?

Que tal aproveitar as férias e fazer um cicloturismo? Isso significa que você pode viajar ou fazer um longo passeio utilizando a bicicleta como meio de transporte. Não é competição, mas sim uma atividade de lazer, por isso não é necessário ser atleta para praticá-lo, basta ter condicionamento físico, bons equipamentos e muita vontade de pedalar.

Antes de tudo, planejamento é essencial: toda viagem nasce do desejo de se conhecer determinado lugar. O próximo passo é analisar se é possível fazer isso pedalando e, depois, coletar o máximo de informações: relevo, vegetação, condições climáticas, comunidades e infra-estrutura, roteiro. Informação é fundamental para o sucesso da viagem.

A escolha dos equipamentos também é importantel: a bicicleta mais adequado para as condições do passeio, equipamentos de acampamento e de segurança (como capacetes, refletores, sinalizadores, entre outros), ferramentas para bike, alimentação…

Já com pé na estrada, ou melhor, os pneus, no decorrer da viagem é preciso sempre otimizar a distribuição da bagagem para que ela ocupe todos os espaços dos alforjes e não atrapalhe. Atenção, não leve excesso de nada, apenas o essencial para suas necessidades, pois o peso influi no seu rendimento. Cuidados com alimentação e hidratação são essenciais para curtir a viagem: coma antes de sentir fome e beba antes de sentir sede.

Cicloturismo propicia uma sensação de liberdade e ajuda no desenvolvimento do equilíbrio  físico e mental, além do constante contato com a natureza e culturas diferentes, experimente!

0 comentários:

Postar um comentário