Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ciclismo Feminino vem ganhando espaço!

Foto: Gisele Gasparotto
Nesta semana a equipe Funvic confirmou sua presença no Tour Feminino de San Luis, que será realizado entre os dias 14 e 18 de janeiro.

No masculino, o Tour de San Luis acontece na Argentina e está em sua 8ª edição. Será a primeira edição da prova feminina, com 270 quilômetros em cinco dias de competição. Estarão presentes 150 ciclistas, em um total de 18 equipes. Entre a lista de participantes, destacam-se campeãs panamericanas, nacionais e grandes nomes do ciclismo europeu.

Essa iniciativa deixou-me muito entusiasmada, pois percebo um movimento em prol do crescimento do ciclismo feminino -- não só mundial, mas também nacional (ainda que tímido). O calendário da UCI (o órgão máximo que coordena as provas de ciclismo internacional) está com muitas programações e novidades para o ciclismo feminino que confirma esse interesse. Clique aqui, acesse o site oficial da UCI e confira o calendário completo com as provas dessa modalidade em 2014.

Em conversa com o técnico da equipe Funvic, Benedito Tadeu "Kid", perguntei o que o motivou a levar a equipe feminina para o Tour de San Luis. Ele confirmou que, assim como a equipe masculina, quer tornar a equipe feminina da Funvic reconhecida lá fora, com condições de competir de igual para igual e trazer bons resultados internacionais. Além disso, apesar de não ter um calendário internacional definido para 2014, diz que pretende -- se houver oportunidade e convite -- levar a equipe para correr outras provas internacionais ainda neste ano.

A equipe está representada pelas atletas Luciene Ferreira (campeã brasileira de estrada em 2013), Fernanda Souza (que já representou a seleção brasileira em diversas oportunidades), Cristiane Silva (atleta superexperiente que também já venceu diversas provas nacionais de estrada e de pista) e a colombiana Patricia Riviera (que, segundo o "Kid", é uma aposta e também uma oportunidade de Intercâmbio entre os países). A participação da colombiana obviamente só tem a acrescentar, uma vez que o ciclismo daquele país é uma referência para nós da América Latina.

Trata-se de um salto para o ciclismo feminino. Na minha opinião, é um "start" para outras equipes nacionais também irem em busca de ranking internacional para melhorarmos o nível do ciclismo feminino no Brasil.

Nunca na história do ciclismo feminino em nosso país houve uma equipe que levasse atletas para correr provas e voltas internacionais. As poucas apresentações de nossas meninas brasileiras foram por meio da seleção brasileira.

Falando em seleção brasileira, li na página oficial do Tour Feminino de San Luis que a atleta Clemilda Fernandes estaria confirmada e seria uma das representantes de nossa seleção. Infelizmente não consegui contato com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para confirmar essa informação e saber quais atletas, além de Clemilda, irão representar o Brasil nessa volta.

Além dessa iniciativa da equipe Funvic, a equipe Route Bike, graças à iniciativa da sua manager e também com a ajuda de alguns empresários, irá levar atletas para participarem da Volta da Costa Rica, que será realizada de 26 de fevereiro a 2 de março de 2014. Mas esse é assunto para outro texto que será postado em breve.

Fonte: Gisele Gasparoto - Go Outside

0 comentários:

Postar um comentário