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domingo, 26 de janeiro de 2014

Dicas de manutenção

Para pedalar bem e com segurança é importante garantir o bom estado da sua bike e conhecer alguns detalhes do funcionamento dela. Assim, você fica preparado para prevenir problemas e solucionar situações de emergência.


A primeira recomendação do mecânico de bicicletas Itamar Sawiuk é comprar sua bicicleta em uma loja que possua um profissional especializado para indicar a bike certa para o seu tipo físico e o uso que você vai fazer dela.

Depois de encontrar sua companheira, não se esqueça de fazer revisões regularmente para garantir o bom funcionamento dela. Itamar explica que o ideal é fazer revisões a cada três meses, para checar itens básicos como freios e câmbio, e uma revisão completa pelo menos uma vez por ano.

Em casa, fique atento a alguns detalhes. Muita gente tem o hábito de usar sprays de óleo com o intuito de lubrificar a corrente. Mas esses produtos têm o feito contrário: eles repelem a graxa e prejudicam o desempenho, portanto não devem ser utilizados. Além disso, o excesso de óleo facilita o acúmulo de poeira, terra e outros detritos, que causa mais desgaste das peças.

Outro cuidado é evitar ao máximo o contato da bicicleta com a água, que também elimina a graxa das peças de rolamento. Chuvas leves não interferem muito, mas em caso de enfrentar uma chuva muito forte, é bom levar a bike ao mecânico para conferir se é necessário engraxar novamente.

Sempre preste atenção aos freios, item fundamental para a sua segurança. Se perceber que os manetes estão ficando frouxos e é necessário apertar demais para frear, está na hora de fazer um ajuste.

Aprenda a usar as marchas a seu favor

A bicicleta não foi feita para você se matar de fazer força, ela serve para multiplicar a sua força. O câmbio da bicicleta é um grande aliado para tornar sua pedalada mais agradável, já que ele permite adaptar a quantidade de força necessária para circular por diferentes tipos de terreno.

Do lado direito do guidão você controla as marchas da roda traseira e do lado esquerdo, as da frente. É importante fazer as trocas de maneira gradativa e sem fazer força no momento da troca, para não danificar as peças. Em um caminho conhecido, se você já sabe que está se aproximando de uma subida, mude as marchas gradativamente até chegar lá, em vez de querer mudar de repente, de uma vez.

Combinação das marchas

Entenda como escolher a melhor combinação para cada tipo de terrena:

Coroas da frente

Maior: subida

Média: plano

Menor: subida

Coroas de trás

A menor garante mais velocidade. Em direção a maior, você consegue um desempenho melhor para subidas.

A coroa do meio da parte dianteira pode ser usada com todas as coras de trás. Use essa cora normalmente e sempre que precisar fazer uma troca de marcha, comece pelas engrenagens de trás. Se ainda assim, precisar mudar, procure utilizar as seguintes combinações, para desgastar menos as peças.

Engrenagem menor da frente com as três maiores de trás. Engrenagem maior da frente, com as quatro menores de trás. Desta forma, você mantém a corrente sempre alinhada, num ângulo de 90ºC entre as coroas traseira e dianteira.

Fonte: Sou Mais Bike

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