Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dicas de manutenção: pneus e corrente


Corrente

Uma bicicleta bem ajustada e com a manutenção em dia é silenciosa e deixa seu passeio muito mais prazeroso e seguro.

Neste post, vamos explicar como calibrar seu pneu e lubrificar sua corrente para diminuir as chances de imprevistos e aumentar a durabilidade de sua bicicleta. Essa manutenção pode ser feita na sua casa, com uma periodicidade semana, especialmente a calibragem dos pneus.

Calibrando o pneu

Para se calibrar os pneus, o ideal é que tenhamos alguma forma de medir a pressão a ser inserida, uma vez que cada pneu tem uma pressão correta e única. Na lateral do pneu está impresso o valor da pressão a ser inserida, conforme a foto abaixo:
No caso deste pneu, a pressão ideal é de 36 PSI. No nosso caso, utilizaremos uma bomba de pé, facilmente encontrada nas boas bikeshops, e que já possui um marcador de pressão, conforme foto abaixo. Mas a maioria dos postos de gasolina também possuem este marcador, facilitando a calibragem do pneu.


Acompanhe o vídeo abaixo e lembre-se de calibrar seus pneus semanalmente!

Limpando e lubrificando a corrente

Para limpar e lubrificar a corrente, devemos dispor dos seguintes itens:
1-) Pano (não muito felpudo)
2-) Solução desengripante
3-) Óleo próprio para correntes de bicicleta (encontrado em bike shops e magazines de esporte)
4-) Escova de dentes usada

1-) Com um pano seco e relativamente limpo, que não deve ser muito felpudo para não “soltar pedaços” na corrente, nós vamos inicialmente realizar a limpeza do estado em que a corrente se encontra, umidecendo o pano com a solução desengripante.


2-) Deve-se envolver a corrente com este pano, passando ele por toda a corrente por cerca de duas vezes, até retirar toda a sujeira. O ideal é deixar a roda traseira livre, para que com a mão possamos “pedalar” a bike fazendo com que o pano “esfregue” a corrente de maneira mais eficiente.


3-) O próximo passo é umedecer a escova de dentes com a solução desengripante e realizar a limpeza das pequenas catracas do câmbio traseiro, do lado externo e interno. Após limpar estas peças, podemos também limpar o restante do câmbio traseiro como um todo.




4-) Após estes procedimentos de limpeza é que nós damos início ao processo de lubrificação. Selecionamos um óleo especial para correntes de bicicleta (facilmente encontrado nas bike shops e grandes lojas de material esportivo) e começamos a dispensar uma gota em cada elo da corrente. Neste procedimento é importante que toda a corrente seja lubrificada, não esquecendo nenhum elo.


5-) Após a lubrificação completa da corrente, pedale algumas vezes para retirar o excesso do óleo.
Veja no vídeo abaixo o processo completo de lubrificação da corrente:



Pronto! Sua transmissão está limpa e lubrificada!


* Agradecemos à loja Bike Time e a seu chefe de mecânica, o Luciano, mais conhecido como Lucky Luciano, por concederem o espaço e os materiais para a realização deste post.


Eu vou de Bike

0 comentários:

Postar um comentário