Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 5 de janeiro de 2013

XIII Copa América de Ciclismo abre a temporada do esporte

Prova será neste domingo, dia 6 de janeiro, no Cidade Maravilhosa, com representantes de cinco países.

Como tem acontecido há mais de uma década, a temporada nacional de ciclismo terá em sua abertura Copa América de Ciclismo, uma das mais importantes e tradicionais competições da modalidade. Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile terão representantes no evento, que promete repetir o equilíbrio e técnica das edições anteriores.

A disputa, em sua 13ª edição, será neste domingo, a partir das 7h15, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, com largada e chegada em frente ao Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo.

O circuito montado no Aterro terá extensão de 12280 metros e no masculino, com largada prevista para as 8h45, serão nove voltas, totalizando 110,5 km. Já o feminino terá três voltas, ou seja, 36,8 km, de um percurso rápido e praticamente plano.

A competição valerá pontos para o ranking das Américas da União Ciclística Internacional (UCI), no masculino, e também da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Haverá ainda a categoria feminino, reunindo as mais bem classificadas atletas do país, segundo a classificação mais recente da CBC antes da competição.

As principais equipes do país estarão na prova e a definição dos participantes foi feita com base no resultado do 9º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, no ano passado. Uma das forças entre os times nacionais é a Funvic Brasilinvest, de Pindamonhangaba, campeã do Tour e que conta em seu grupo com dois grandes campeões da Copa América: Nilceu Aparecido Santos, tetracampeão (05/06/07/08), e Francisco Chamorro, vencedor em 2009 e 2012, que junta-se ao grupo em 2013.
As principais equipes do país estarão na prova (Foto: Divulgação)
As principais equipes do país estarão na prova (Foto: Divulgação)
São cinco equipes estrangeiras na competição deste ano. As seleções do Paraguai, Chile e Uruguai, além das equipes Star Trigon Cycling Team, do Paraguai, e San Luis Somos Todos, da Argentina.

Na disputa feminina, que abrirá a programação, estarão as principais ciclistas do país na atualidade, como a campeã de 2012, Valquíria Pardial, da Team Funvic Brasilinvest, da Pinda; a de 2011, Janildes Fernandes, de São José dos Campos; de 2010, Luciene Ferreira, também de Pinda, entre outras estrelas da modalidade.

A Copa América de Ciclismo 2013 contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) na Elite masculino/Sub 23. A prova é da classe 2.2, conforme os regulamentos UCI, registrada no calendário internacional, América Tour.

No ano passado, a vitória foi brasileira em ritmo de tango. O argentino Francisco Chamorro, da equipe Real Cycling Team, de Sorocaba (SP), venceu a competição no sprint, completando as nove voltas no circuito de 12,2 km em 2h27min34seg085.

No feminino, que contou somente com ciclistas nacionais, a vitória foi de Valquíria Pardial, da Funvic/Pindamonhangaba, com o tempo de 55min12seg852, para as três voltas, no percurso pela ruas da Cidade Maravilhosa.

0 comentários:

Postar um comentário