Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


domingo, 20 de janeiro de 2013

Aluguel de bicicletas: Isso é coisa do passado

Falo isso com toda certeza e mostro que tenho razão, pois em nossa cidade esta prática acontece desde os meados da década de 70, ou mais precisamente no ano de 1976 quando chegou em Santa Cruz, vindo de Toritama uma pessoa que até hoje está no ramo das bicicletas.

Sr João e suas bicicletas na década de 70
Estamos falando de João Izidório da Silva, ou mais precisamente de "Seu João das Bicicletas" que começou fazendo bico nos finais de semana na oficina de seu amigo Pedro em Toritama durante as feiras livres daquela cidade aproveitando o maior movimento na região quando as pessoas que moravam na zona rural iam fazer compras na sede da cidade em suas bicicleta. Seu primeiro trabalho numa bicicleta foi no ano de 1975 quando o movimento estava intenso na "oficina"e o seu amigo Pedro lhe pediu para que ele remendasse uma câmara de ar de uma "bike" para adiantar os serviços daquele dia.

Caloi 72 que era alugada por Sr João
Só bastou um incentivo para que "Seu João", que era agricultor, se apaixonasse pela nova profissão e daí em diante não parasse mais de arrumar as magrelas e um ano depois, em 1976 começou uma nova empreitada quando passou a trabalhar para outro amigo, o Sr. Bento que alugava bicicletas em Toritama e contratou os serviços do "Seu João" para o ajudar fazendo com que ele fosse ás feiras da região em seus respectivos dias com as bicicletas para alugar e assim "Seu João" viajava toda semana para Santa Cruz, Pão de Açúcar, Brejo da Madre de Deus e outras localidades alugando suas companheiras, e numa dessas idas e vindas ele passou por Santa Cruz onde foi se instalando e ficou até os dias de hoje.

Moeda da época
Eram tempos difíceis e isso fez com que o Sr. Bento fosse se desanimando com os alugueis das bicicletas e assim, deixando tudo por conta de "Seu João" que com o passar dos dias ficou á frente dos trabalhos. Mas tinha um porém, as bicicletas não eram de "Seu João", e eles negociaram de uma forma bem cômoda facilitando o pagamento para que "Seu João" não tivesse problemas, pois ele achava que não poderia comprar as bicicletas devido as condições financeiras da época, o que "Seu João" agradece até hoje ao seu amigo Bento pela força que lhe foi dada quando este lhe vendeu 12 bicicletas por mil cruzeiros.  Para quitar seu compromisso, "Seu João" teria que pagar 500 cruzeiros de imediato e o restante seria pago como e quando pudesse.

Segundo "Seu João" , que também era agricultor, tinha uma "bola de roça", ele arrancou a roça e fez 3 sacos de farinha dos quais vendou 2 sacos por 300 cruzeiros e ficou com um para ajudar na alimentação da família que contava na época com cinco filhos.



Sr João com um amigo em sua "oficina" por volta de 77
 Com 15 dias alugando as bicicletas ele conseguiu mais 50 cruzeiros com mais 150 que ele arrumou completou os 500 cruzeiro. Os outros 500 ele foi pagando de 50, de 30, de 20, como podia ia acertando e assim ficou com suas bicicletas de aluguel. 

A prática de alugar bicicletas aconteceu de 1976 a 1998, mas "Seu João" se firmou em Santa cruz no ano de 1977 e tinha seu ponto comercial na av. 29 de Dezembro, onde hoje se encontra a Etiqueta Boutique ao lado do Bar do Madeira.

Era uma garagem pequena e eu lembro como se fosse hoje as monaretas alinhadas de um lado e as caloi do outro sem esquecer da idéia que ele teve para que as pessoas não andassem a dois, pois o aluguel era pessoal e apenas para uma pessoa, sendo assim, o "Seu João" teve a idéia de colocar um tábua no bagageiro numa posição que seria muito incômoda para quem se atrevesse ir de "carona", mas isto só servia para aqueles moleques menos astutos que ficavam pedalando por perto dos olhares de "Seu João", o que não acontecia com os mais astuciosos que ao se afastarem um pouco da visão de "Seu João", depois de ir apenas um alugar a bicicleta, os demais ficavam "escondidos" para depois fazerem a festa e cada um andar um tempo, isso sem falar nos que tiravam a madeira do bagageiro para andarem a dois. Outra forma de evitar os guris espertos era tirar o bagageiro e deixar só no pára-lama e assim 
"Seu João" ficava mais tranquilo.

Monareta: a preferida da garotada
Durante 12 anos "Seu João" viveu de alugar bicicleta, mas as coisas foram afracando e ele foi perdendo o gosto pela coisa devido também ao aumento de roubos das bicicletas (cerca de 40 bicicletas foram roubadas) e a maioria nos últimos 2 anos o que fez com que ele fosse deixando este serviço. Estes roubos fizeram com que "Seu João" fosse várias vezes a delegacia pegar as magrelas que eram encontradas e quando não. eles mesmo via as magrelas rodando pela cidade com certos "larápios" da época,mas "Seu João" achava melhor deixar pra lá para evitar maiores problemas.

Outra coisa curiosa que nos foi revelado era sobre os meninos que não paravam de encher o saco de "Seu João", a exemplo de Leó de Oscarzão, Renatinho de Seu Renato do Cartório e Duda de Venâncio, estes três moços na época quase deixaram "Seu João" maluco com suas traquinagens jogando bola na garagem de "Seu João" entre outras coisas.

Em 1988 ele já não mais alugava bicicleta. Mas não durou muito tempo e ele voltou com os serviços de aluguel e continuou até 98 com sua oficina que alem de alugar, também consertava bicicletas usadas, comprava bicicletas velhas e reformava para revender... e assim foi vivendo.

"Seu João" se aposentou aos 60 anos como agricultor e deixou de trabalhar, muito embora não tenha sido por muito tempo, pois não via geito de ficar em casa sem fazer nada, foi quando voltou a tona, não mais com alugueis de bicicletas, mas na compra, venda e troca de bicicletas usadas o que faz com muito carinho até os dias de hoje.


Hoje aos 74, feitos no dia 15 de Janeiro, "Seu João" que tem 12 filhos vivos e um falecido nos conta que as coisas são mais fáceis apesar de que em certos momentos, ter meses de "apurar" apenas 50 reais com consertos de bicicleta e mesmo assim, não o abalando, pois em dias bons ele chega a faturar 300 reais com as vendas das magrelas. Porém o prazer de está recebendo as pessoas para contar causos e reviver tempos de ouro o deixar feliz e faz com que ele se sinta vivo, pois é bem melhor está aqui no meu cantinho fazendo algo de útil, do que ficar encostado em casa sem nada pra fazer diz "Seu João".

Podemos conferir isso ao passar pela PE.160 próximo a onde hoje fica o Oba Oba que você encontra sob a sombra de um algaroba, o "Seu João" com sua simplicidade negociando suas bicicletas de uma forma feliz, pois é possível ver a felicidade estampada no rosto deste homem que tem uma vida simples, mas que fica muito feliz ao receber pessoas que no passado eram "clientes" alugando bicicletas, chegarem hoje todos homens e mulheres feitas com seus filhos contando que aprenderam a pedalar nas magrelas do "Seu João" e tantos outros depoimentos que fazem "Seu João" se emocionar.

Hah, lembram dos três pirralhas que pertubavam o "Seu João" no passado? Leó, Renatinho e Duda? Hoje eles sempre que se encontram com "Seu João" fazem aquela festa e é uma alegria só, pois todos são homens de bem e tem muito carinho e respeito por "Seu João"


Sr João em seu local de trabalho atualmente
 "Seu João" guarda suas bikes em uma garagem do Sr Zé Elias que é bem em frente de onde "Seu João" trabalha, pois fica mais cômodo, uma vez que ele mora um pouco distante de seu local de trabalho.

São muitas histórias que "Seu João" tem pra nos contar e este espaço é pequeno para tantos fatos, muitos engraçados, outros nem tanto, mas cada um com sua importância.

Você está convidado por "Seu João" para fazer-lhe uma visita e conversarem um pouco, (se é q seja possível conversar só um pouco) e assim saber de coisas que não postamos aqui.

Um grande abraço a todos e o nosso muito obrigado ao "Seu João" que foi tão prestativo conosco.

0 comentários:

Postar um comentário