Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 11 de maio de 2013

E se Paul McCartney resolvesse andar de bicicleta?



Com apenas 79,3 quilômetros de ciclovias em Fortaleza, Paul McCartney, como qualquer pessoa que usa a bicicleta como meio de transporte e de lazer, teria de superar muitas dificuldades. Com um cenário que inclui ciclovias sem integração, a Capital carece de um olhar para os espaços destinados ao transporte não motorizado.

Na ciclovia da avenida Bezerra de Menezes, o ziguezague que os ciclistas são obrigados a fazer, seja pelas árvores, pelos pedestres e ambulantes que dividem o espaço, prejudica a qualidade do equipamento. Em frente ao North Shopping, óculos e CDs são vendidos escorados na árvore que ocupa uma parte da ciclovia. Com a aglomeração, as bicicletas viram coadjuvantes.

Luiz Carlos Fernandes, 40, usa bicicleta há 20 anos e faz o trajeto Caucaia-Fortaleza todos os dias. “A ciclovia poderia ser melhor, mais organizada para não ficarmos nesse ziguezague”, opinou, indicando também o desrespeito de condutores e pedestres.

Jeferson Rodrigues, 23, mora em Messejana e vende lanches de bicicleta. Percorre a ciclovia da avenida Washington Soares todos os dias. Ele comenta que algumas rachaduras e depressões incomodam um pouco, mas o espaço é bom. No local, no entanto, não é raro ver pessoas praticando corrida ou caminhando, usado a ciclovia como um espaço de prática de exercícios físicos.

A expectativa de mudança está na elaboração do Plano Diretor Cicloviário (PDC), prevista para o fim do primeiro semestre de 2014. Atualmente, processo licitatório ocorre para escolher a empresa responsável pelo plano, o que deve ser concluído em junho.

Segundo o coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Valdir Santos, a empresa vencedora da licitação realizará um diagnóstico das ciclovias, analisará as potencialidades e necessidades de Fortaleza e fará proposições para oferecer um sistema cicloviário integrado com os demais transportes.

O coordenador do Transfor indica que o programa construirá mais 24,8 km de ciclovias, nos corredores Siqueira-Centro e Conjunto Ceará-Centro, ambos em negociação de recursos; e no alargamento da avenida Sargento Hermínio. A expectativa é que o PDC apresente planejamento para mais 15 km de ciclovias.

Saiba como se proteger no trânsito de Fortaleza e demais localidades:
1. Use capacete;
2. Proteja as mãos com luvas;
3. Além dos refletores, que já devem vir com as bicicletas, é importante instalar luzes no equipamento, forma de se tornar mais visível no período noturno;
4. Não circule na contramão. Essa atitude protege o ciclista, os pedestres e os condutores;
5. Tenha atenção às portas dos carros parados, que podem ser abertas sem que o condutor perceba o ciclista se aproximando;
6. Sinalize sempre para os condutores e outros atores do trânsito os próximos passos que dará na faixa. Sinalizar com as mãos e ter atenção se o condutor percebeu a sinalização oferece mais segurança;
7. Respeite semáforos, calçadas e corredores de ônibus.

0 comentários:

Postar um comentário