Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pernambuco.com estreia canal sobre bicicletas


Internautas vão dispor de diversos serviços, desde a localização de ciclofaixas e bicicletários até endereços de oficinas


Feriado é dia de ciclofaixa móvel, grande novidade entre as opções de lazer dos recifenses. Neste Dia do Trabalhador, certamente centenas de ciclistas deverão passear pela cidade. Mas, antes de sair de casa, é bom dar uma passada no portal Pernambuco.com, dos Diários Associados, para conhecer o BikePE, canal de conteúdo exclusivo sobre bicicletas que estreia hoje. O canal é voltado para quem usa a bike como forma de lazer ou meio de transporte, trazendo informações sobre saúde do ciclista e manutenção das magrelas, além de dicas sobre o uso urbano e esportivo do modal e um mapa colaborativo com os principais pontos de estrutura cicloviária da Região Metropolitana do Recife.

 O canal funciona no endereço www.pernambuco.com.
Quem utiliza a bicicleta para se locomover nas cidades encontra no mapa virtual o endereço, a descrição e a imagem dos estabelecimentos públicos e privados que têm bicicletários - ainda raros na RMR, apesar da demanda e de leis que contemplam a construção destes equipamentos. O internauta também encontrará a localização das ciclovias fixas e temporárias e endereços de oficinas que fazem manutenção de bikes.

O levantamento foi realizado com colaboração de internautas através das rede sociais e material coletado em sites de ciclistas, como o Cicloação. A plataforma está aberta à participação do público, que pode fornecer informações ainda não disponíveis no mapa.

O BikePE será atualizado diariamente, com conteúdo que interessa aos ciclistas que enfrentam o trânsito diário, aqueles que pedalam no fim de semana e também os que ainda estão em dúvida sobre começar a usar as magrelas. Os adeptos de outros tipos de transporte também podem conferir como é o cotidiano de quem pedala e entender como deve ser o convívio com o modal.

Quem teve a bicicleta roubada pode e deve usar o espaço para reportar o caso e colaborar com a criação de um banco de dados sobre as ocorrências na RMR. Poderão ser enviadas descrições e imagens da magrela para o canal, que divulga e alerta os internautas numa página especializada em segurança do ciclista. O BikePE também dá dicas de como evitar furtos e roubos enquanto se pedala.

Faltam bicicletários
Em sua reportagem especial de estreia, o canal BikePE aborda o problema dos bicicletários (ou da falta deles) em vários pontos da cidade, apesar da pressão popular e das leis que estabelecem a criação de estacionamentos adequados para o transporte. Enquanto esses espaços não são criados, os ciclistas terminam se virando para amarrar a bicicleta em postes de luz ou grades.
A arquiteta Maria Escorel usa a bicicleta como principal transporte. Vai ao trabalho, à praia e a parques. Afirma que sempre tem dificuldades para estacionar. “Falta estrutura em locais primordiais, como a Avenida Boa Viagem, que tem ciclovia e muita gente pedalando. Você quer entrar na praia e precisa prender num poste, num coqueiro. É péssimo”, desabafa.

Segundo a Secretaria das Cidades de Pernambuco, 100 km de ciclovias serão construídos no Recife e na RMR. Junto com as vias específicas, foi anunciada a construção de bicicletários em todas as Academias da Cidade, nos 25 terminais integrados e nas sete estações fluviais do Rio Capibaribe.

Já a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) da Prefeitura do Recife informa que o município visa construir 76 km de ciclovias em quatro anos e, consequentemente, bicicletários, mas que os locais para a instalação ainda estão sendo estudados.

0 comentários:

Postar um comentário