Subscribe:

Parceiros

.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Giro d’Itália 2013 – Etapa 10: Uran vence no final em montanha e Wiggins perde mais tempo


Hoje tivemos o primeiro final em montanha do Giro 2013. O colombiano Rigoberto Uran (Sky) mostrou que está muito forte e venceu a etapa. Wiggins não conseguiu acompanhar os líderes e perdeu tempo.

O dia de hoje tinha subida pra caramba! Com 20km de prova, uma grande fuga com 13 homens se formou: Daniele Bennati (Team Saxo-Tinkoff), Kenny Dehaes (Lotto Belisol), Elia Viviani (Cannondale Pro Cycling), Tiago Machado and Yaroslav Popovych (RadioShack Leopard), David Millar e Thomas Dekker (Garmin-Sharp), Maarten Tjallingii (Blanco Pro Cycling Team), Jackson Rodriguez (Androni Giocattoli), Serge Pauwels (Omega Pharma-QuickStep), Oscar Gatto (Vini Fantini-Selle Italia), Pim Ligthart (Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team) e Pavel Brutt (Katusha) escaparam e chegaram a abrir 9 minutos de vantagem.


 Na primeira grande subida do dia a Sky resolveu tomar a frente e colocar um fortíssimo ritmo no pelotão, para ir cansando as pernas dos concorrentes de Wiggins. O problema é que ela acabou cansando o próprio Wiggins.


A fuga não conseguiu se manter inteira até a última subida. Somente Rodriguez e Pauwels conseguiram se manter a frente e no pé da última e longa subida do dia, com 2m19 de vantagem.

A Subida cabulosa do final!
Com 22km de extensão a Altopiano del Montasio pode ser dividida em duas etapas: A primeira com 6,5km e 7,8% de inclinação média e uma segunda etapa com inclinação média de 12% e locais com mais de 20%.



A Sky começou a manter o passo na subida e logo a fuga foi neutralizada. Faltando 8km para o final, Uran escapou e foi abrindo vantagem gradualmente. O gregário de Nibali (Astana) Valerio Agnoli, foi para a ponta e apesar de estar com uma cara de sofrimento incrível… Ele conseguiu colocar um ritmo e evitar que Uran abrisse MUITA vantagem.

Após o ataque de Uran, o pelotão foi ficando cada vez menor. Evans (BMC), Nibali (Camisa Rosa), Wiggins (Sky) e outros poucos estavam se segurando na subida. Quando chegou a parte mais inclinada da subida, Alguns ataques começaram e Wiggins pipocou… Acabou sobrando.

Dois ciclistas da AG2R começaram a tentar escapar. Primeiro Domenico Pozzovivo atacou e parecia que iria buscar Uran. Mas Evans fez o trabalho de captura. A vantagem de Uran caiu para menos de 30 segundos. Depois, Carlos Alberto Betancur, também da AG2R partiu para o ataque e conseguiu escapar.


No último km Evans atacou e Nibali respondeu e contra-atacou. Uran conseguiu chegar escapado, Betancur chegou 20 segundos depois e o grupo de Nibali e Evans chegaram 31 segundos depois de Uran.



Wiggins cruzou a linha de chegada 1m08 depois de Uran e 37 segundos depois do camisa Rosa. Só que ele acabou perdendo 45 segundos na geral, por Nibali cruzou em terceiro lugar e ganhou o bônus de 8 segundos.

Hesjedal deu adeus as chances de título
Ryder Hesjedal, o campeão do ano passado, já vinha mostrando que não estava em sua melhor forma e hoje enterrou as suas chances de vencer o giro. Ele cruzou a linha de chegada 20 minutos atrás de Uran… Já ERAS!!!

Amanhã
Na próxima etapa teremos mais um dia de subidas

Vídeo
Ainda não saiu

Resultados
1Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling4:37:42
2Carlos Alberto Betancur Gomez (Col) Ag2R La Mondiale0:00:20
3Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team0:00:31
4Mauro Santambrogio (Ita) Vini Fantini-Selle Italia
5Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
6Rafal Majka (Pol) Team Saxo-Tinkoff
7Domenico Pozzovivo (Ita) Ag2R La Mondiale
8Robert Kiserlovski (Cro) RadioShack Leopard0:00:47
9Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team0:01:06
10Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling0:01:08

Geral
1Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team38:57:32
2Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team0:00:41
3Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling0:02:04
4Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling0:02:05
5Robert Gesink (Ned) Blanco Pro Cycling Team0:02:12
6Michele Scarponi (Ita) Lampre-Merida0:02:13
7Mauro Santambrogio (Ita) Vini Fantini-Selle Italia0:02:55
8Przemyslaw Niemiec (Pol) Lampre-Merida0:03:35
9Domenico Pozzovivo (Ita) Ag2R La Mondiale0:04:17
10Rafal Majka (Pol) Team Saxo-Tinkoff0:04:21




0 comentários:

Postar um comentário