Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 7 de maio de 2013

Opinião: Ciclistas não precisam de “lugar para treinar” e sim que motoristas respeitem as leis

Durante os protestos contra a morte de Pedro Nikolay que aconteceram essa semana, muitos ciclistas reclamaram da “falta de local para treino”. Eu respeitosamente não concordo.




Em lugar nenhum do mundo existe uma lugar específico e dedicado para a prática de ciclismo de estrada. Como o nome já diz, o esporte foi feito para ser praticado na estrada, ou na rua. Existem velódromos, mas é um esporte diferente.
Eu acho que o ato de reivindicar uma coisa impossível ou que não se adequa ao esporte, um gasto desnecessário de energia e de oportunidade.
O ciclista não precisa que seja construído ou delimitado um local para que ele possa treinar. Ele já existe e está determinado no Código de Trânsito Brasileiro especificamente no artigo 58.
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
  • Infração – média;
  • Penalidade – multa.
Pronto simples e claro!

Eu acho uma pena que nas manifestações, muitas vezes a oportunidade de se conseguir alguma coisa para ajudar o esporte ou a segurança dos atletas, seja perdida por conta de uma reivindicação que não faz muito sentido.

É que nem as manifestações onde se escuta o famoso mantra dos ciclistas “Mais bicicletas…. Menos carros…”. Eu fico meio irritado quando escuto isso… Nós sequer conquistamos o nosso direito de andar na rua ainda… E já queremos convencer a sociedade que o carro é o inimigo. Estamos passando o carro na frente dos bois…

Sim, o carro ele é o inimigo da cidade, da natureza e do próprio trânsito, todos nós sabemos disso. Mas acho que provar isso para a sociedade, não seja a prioridade no momento.

Temos que provar para o motorista que temos o mesmo direito de estar na rua que ele… Nem mais nem menos, MAS O MESMO! Atualmente, a maioria dos motoristas acham que estão nos prestando um favor em nos deixar pedalar pela ruas. Isso é que tem que ser mudado.

Precisamos ser respeitados. Essa é a única coisa que vai resolver, todo o resto é secundário. Nem mesmo para os ciclistas que usam a bike como meio de transporte tem seu problema resolvido com “locais específicos para a bicicleta”. É simplesmente impossível construir uma ciclovia contínua por toda uma cidade. Nem em Amsterdam é assim. Chega uma hora que a ciclovia cruza com uma rua onde passam  carros e se não houver o RESPEITO, o ciclista está em perigo.

Tem um tempo já que venho querendo escrever isso, pois acho que muitas vezes as reclamações dos ciclistas giram em torno de coisas secundárias. E muitas vezes o principal fica esquecido. E o principal é o que? A LEI NOS DÁ O DIREITO DE ANDAR DE BICICLETA. ENTÃO SENHOR MOTORISTA, ME RESPEITE!!!!


Por: Henrique Andrade

0 comentários:

Postar um comentário