Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 13 de abril de 2013

Paraná: Ciclolazer inaugura novo circuito no domingo!

Divulgação - Foto: Guilherme Dala Barba/SMELJ(arquivo)
O Ciclolazer Curitiba, novo projeto de ciclismo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, será implantado no próximo domingo e vai percorrer a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, ligando o Passeio Público à Praça Nossa Senhora de Salete. O circuito funcionará todos os domingos, das 8 às 16 horas, e substitui o projeto Ciclofaixa de Lazer que era desenvolvido na região central de Curitiba e foi desativado em 3 de fevereiro deste ano, em razão das críticas que vinha recebendo de usuários e cicloativistas desde a sua implantação em outubro de 2011, ainda na gestão anterior.

Não haverá mais faixas pintadas no asfalto para delimitar o espaço. A sinalização será feita com cones e ajuda de agentes da Setran. O formato do circuito ciclístico foi discutido entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Setran, Ippuc, Urbs e Guarda Municipal e também com cicloativistas e professores da UFPR que participaram de reuniões para a elaboração do projeto.

Um grupo de ciclistas que participou do Pedala Curitiba Especial — atividade em comemoração ao aniversário da capital paranaense, realizado em 26 de março — teve acesso a uma apresentação sobre o Ciclolazer Curitiba na sala do Centro Referência e Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM).

O projeto Ciclolazer de Curitiba não ficará restrito ao Centro Cívico. De acordo com o secretário da Smelj, Aluisio Oliveira Dutra Júnior, a região será apenas o primeiro ponto de inserção de ações, que serão levadas a outros bairros de Curitiba. “É o início de um projeto que pretende expandir as atividades de lazer para toda a cidade”, confirmou.

Segundo o secretário, o novo circuito ciclístico quer proporcionar ao morador de Curitiba uma nova opção de lazer, colaborando para a formação de uma geração de ciclistas e de cidadãos responsáveis, conscientes da importância do uso da bicicleta como um meio de transporte e que traz benefícios a saúde.

O Ciclolazer também vai servir para unir as ciclovias já existentes na região que interligam dois bolsões verdes e de convívio da comunidade: o Passeio Público e o Parque São Lourenço. E esse é o principal diferencial deste projeto em relação ao antecessor. “Na Praça Nossa Senhora de Salete e no Passeio Público vão ter espaços de lazer voltados à parte educacional da cicloatividade, como a realização de oficinas”, explicou Dutra Júnior.

0 comentários:

Postar um comentário