Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Pesquisa aponta 100% de aprovação da ciclofaixa.



Cem por cento dos usuários da ciclofaixa de turismo e lazer do Recife estão satisfeitos. Pelo menos, é o que mostra o resultado do levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.

As informações foram coletadas por meio de entrevistas realizadas na inauguração da ciclofaixa, que aconteceu no dia 24 de março, e abrangeu a área do Parque da Jaqueira, um dos pontos por onde o trajeto passa. O principal objetivo da pesquisa é identificar os valores, opiniões e demandas do ciclista do Recife.

Ao todo, foram entrevistadas 360 pessoas, sendo 64,9% homens e 35,1% mulheres. A pesquisa chamou a atenção para os 78,3% que afirmaram utilizar bicicleta costumeiramente. Das pessoas que responderam a pesquisa, 49,3% afirmaram utilizar o veículo como forma de lazer, 42,3% como atividade física e 8,4% faz uso da bike para o trabalho. Segundo o IPMN o bairro mais procurado para os passeios de bicicletas é Boa Viagem (12,8%), seguido por Casa Amarela (8,9%). Ambos os bairros foram escolhidos para integrarem a Ciclofaixa móvel, que liga a Zona Norte à Zona Sul do Recife.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, a ampliação das rotas está sendo estudada, mas é necessário primeiro consolidar as duas ciclofaixas que já existem.
A pesquisa mostrou ainda o medo dos ciclistas em compartilhar vias públicas com automóveis. Quase 92% dos entrevistados afirmaram que falta respeito por parte dos motoristas e 70,8% afirmaram que o desrespeito também acontece do pedestre para o ciclista.

Por outro lado, o uso de equipamentos ainda não atinge o total de usuários das bicicletas. Pouco mais da metade dos entrevistados (66,9%) fazem uso de itens de segurança. O capacete é o equipamento mais utilizado (97,5%), seguido por luvas (82,1%) e óculos (79,6%).

0 comentários:

Postar um comentário