Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Bike PE passa a funcionar das 5h às 23h

Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press/Arquivo
A partir desta segunda-feira,os usuários do programa Bike PE terão mais tempo para utilizar as bicicletas do programa, coordenado pela Secretaria das Cidades. O serviço passa a começar às 5h para atender os trabalhadores que saem cedo de casa e segue até as 23h, para servir  aos que voltam mais tarde para casa.

O programa, que antes funcionava das 6h às 22h, ganhou um acréscimo de uma hora no início e no término do funcionamento. O projeto Bike PE é um sistema intermunicipal de compartilhamento de bicicletas, que conta com 70 estações nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Atualmente, o programa conta com 70 mil cadastros, com uma média de mais de 900 viagens por dia. Também faz parte do projeto as dez estações do Porto Leve, totalizando assim 800 bikes.

Os usuários podem utilizar as bicicletas usando o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), sem nenhum custo, precisando apenas da inscrição gratuita no site www.bikepe.com. O tempo de utilização das bicicletas é de 60 minutos, ininterruptos. Além do VEM, os interessados podem comprar um passe diário, no valor de R$ 5 reais, ou mensal, no valor de R$ 10 reais. Os usuários podem utilizar as bikes quantas vezes quiser, desde que obedeçam ao intervalo de 15 minutos entre as viagens. Em 10 meses de programa já foram feitos mais de 70 mil cadastros e mais de 160 mil viagens, sendo quase 90 mil com o VEM.

Lançado em maio de 2013, o Bike PE, é um programa coordenado pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado, em parceira com as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O programa é operado pela Serttel/Samba e conta com o apoio do Itaú Unibanco.

As bicicletas, desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis, têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 15 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três e seis marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização, sistema de identificação e trava eletrônica.

As estações são mantidas por energia solar e possuem comunicação wireless. Cada bicicleta tem uma apólice de seguro que prevê cobertura para o usuário caso ele se acidente ou cause danos a terceiros. Além disso, os usuários recebem no momento do cadastro, uma cartilha com dicas de segurança.

Para se cadastrar, o usuário deve apresentar o número do VEM ou comprar um passe diário ou mensal. Já para retirar as bikes, os usuários que adquiriram o passe devem ligar para os números (81) 4062 9725 ou 4003 6056 ou (81) 2626 1505; ou baixar o aplicativo para Smartphone na página http://www.movesamba.com.br/appbikepe/.  Os adeptos do VEM só precisam encostar o seu cartão no leitor localizado nas estações para retirar as bicicletas.

Fonte: Diario de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário