Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 14 de março de 2013

Cervélo RCA: O novo quadro para estrada com apenas 667 gramas

A Cervélo está prometendo bastante com essa nova bike que custa impressionantes 10.000 dólares SOMENTE O QUADRO. A RCA será uma edição limitada com somente 325 unidades.



O modelo anterior a essa bike, o R5ca, já era estupidamente leve, pesando somente 696g. Para conseguir diminuir ainda mais o peso da bike, a empresa Canadense Cervélo procurou a Criterion Composites. O fundador da Criterion, Don Guichard, foi um dos desenvolvedores das rodas “Disc” que foram medalhistas de ouro nas Olimpíadas de 1984.


David Killing, designer da Cervélo e chefe do projeto
Com a parceria surgiram novos materiais para a construção do quadro e um novo formato dos tubos para melhorar a aerodinâmica sem perder a rigidez.

Esse novo formato foi batizado de Squoval 3™. Na verdade não é nem uma grande novidade… Ele é bem parecido com a tecnologia utilizada na Scott Foil. Mas o formato Squoval 3 passou por varias etapas de desenvolvimento até chegar nesse formato meio triangular. Vejam o gráfico.


O Head Tube, downtube e seat Stays são os tubos que foram feito com o formato Squoval 3. De acordo com a Cervélo, esse formato manteve a rigidez da bike e trás uma vantagem de 7,4 watts em ganho aerodinâmico em relação ao modelo anterior.


Na caixa de centro da bike, que também é bem rígida, de acordo com a empresa, veio um imã integrado para medidores de potência. Uma solução bastante elegante.

0 comentários:

Postar um comentário