Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cuidados com a bicicleta no litoral

Combinação perfeita, praia e bicicleta só dão certo com alguns cuidados

Foto: Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
O pôr do sol na beira da praia é o melhor convite para quem gosta de pedalar. Nessa época do ano, as bicicletas trocam o asfalto quente das grandes cidades pela areia e o refresco das ondas, e tomam conta das praias gaúchas. Mas para que a combinação bicicleta e litoral dê certo é preciso alguns cuidados simples. A “magrelinha” agradece, pode ter certeza.

O primeiro cuidado com a bicicleta começa na hora do transporte. Existem algumas maneiras de transportar a bike até o litoral: desmontada dentro do porta-malas do carro, montada em um suporte de teto ou, então, montada em um suporte traseiro acoplado ao automóvel.

No teto
Uma das melhores maneiras de se levar a bicicleta é fixada num rack de teto.Há modelos que levam a bici inteira, com ambas as rodas montadas, outros levam sem a roda dianteira. Alguns prendem a bike pelo quadro, outros prendem as rodas. Há modelo com sistema antifurto e trava com chave. As vantagens desse tipo de sistema são a rapidez para montar e desmontar, a proteção contra eventuais colisões durante a viagem e a capacidade de levar várias bicicletas ao mesmo tempo (carros pequenos conseguem carregar até quatro bicicletas). As desvantagens desse modelo é que são mais caros que os suportes traseiros, são de difícil acesso para pessoas de baixa estatura e expõem a bike a riscos de queda em locais de muito vento.

Na traseira
Os racks de traseira que vão fixados na bola de engate do veículo são uma opção viável de transporte. Há modelos que levam até três bikes e suportam um peso de no mínimo de 45 quilos. Alguns bagageiros de traseira para sedãs vão fixados no porta-malas por meio de tiras de nylon. As vantagens desse modelo são preço (mais baratos que os suportes de teto) e a facilidade de instalação. Esses suportes, entretanto, expõem o motorista ao risco de multas, pois as luzes de sinalização e a placa traseira podem ficar encobertas pelas bikes. Além disso, as bicicletas ficamvulneráveis a colisões traseiras.

Cuidados na praia
Depois de pedalar no litoral, seja na beira do mar ou não, é preciso lavar toda a bicicleta antes de guardar. Mesmo longe do mar, a maresia pode enferrujar as engrenagens, o quadro e os freios. Depois de proceder com a limpeza, reaplique os lubrificantes. Há marcas no mercado que, além de lubrificarem, têm propriedades “repelentes de sujeira”.  Outro cuidado importante é na hora de guardar a bicicleta.Mesmo em locais fechados, como garagens, opte por cobrir a bike com capas de nylon. Elas são impermeáveis e alguns modelos conseguem proteger toda a estrutura, incluindo quadro, guidão, selim e rodas. ​

Fonte: gaucha.clicrbs.com.br

0 comentários:

Postar um comentário