Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

FCC anuncia Tour de SC de 30 de novembro a 4 de dezembro

A Federação Catarinense de Ciclismo prepara mais uma edição do Tour de Santa Catarina. A corrida, realizada desde 1987, foi durante 17 anos a única prova de ciclismo por etapas do Brasil e a primeira a ser transmitida ao vivo por uma emissora de televisão, a TV Eldorado, de Florianópolis, em 1989.

 

A edição 2011 do Tour de Santa Catarina está programada para começar no dia 30 de novembro, em Joinville, e se estender até o dia 4 de dezembro, com chegada final em Bom Jardim da Serra, no alto da Serra do Rio do Rastro.

O evento tem o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio de  Recursos do FUNDESPORTE e da FESPORTE.

Serra do Rio do Rastro

Aliás, a subida da Serra do Rio do Rastro é o grande charme dessa competição que testa os limites dos ciclistas nos 27 quilômetros de subida da rodovia SC-438 que serpenteia nas encostas da Serra Geral até atingir a altitude de 1.460 mnetros sobre o nível do mar.

PROGRAMAÇÃO
29/11 – Congresso técnico em Joinville
30/11 – Joinville-Timbó – 120km
01/12 – Timbó-Ibirama – 135km
02/12 – Rio do Sul-Urubici – 142km
03/12 – Urubici-Bom Jardim da Serra – 85km
04/12 – Forquilhinha-Bom Jardim da Serra – 118km

A organização da prova aguarda o aval do Governo de Santa Catarina para a liberação dos recursos financeiros para a realização do evento.

HISTÓRIA DA PROVA
A história de sucesso do Tour de Santa Catarina começa no dia 21 de julho de 1987, na época chamada de Volta de Santa Catarina e organizada pela LINCCI (Liga Norte-Catarinense de Ciclismo).

A primeira edição, que começou em Criciúma e terminou em Joinville, teve 653 km de extensão, 5 etapas, 11 equipes e 49 ciclistas. A prova teve até um trecho de terra, entre Pomerode e Timbó, única ocasião em que uma etapa foi disputada fora do asfalto.

 

O campeão da primeira Volta foi o mineiro Cássio Paiva, que bateu seu companheiro de equipe Pirelli, Robson Pacheco, por 7 segundos.

As primeiras edições da Volta foram realizadas no mês de julho. Mais tarde, para fugir do rigor do inverno catarinense, a prova passou a ser realizada no final de agosto, com término sempre no feriado do 7 de Setembro. Em 2004, por sugestão do governador Luiz Henrique da Silveira, a competição passou a se chamar “Tour de Santa Catarina”, numa clara alusão à prova mais famosa do calendário mundial, o Tour de France.

Sempre na vanguarda, a competição cumpriu o papel de revelar ciclistas de estrada para o país. Dali saíram grandes nomes como o tetracampeão Márcio May, o bicampeão Daniel Rogelin, o bicampeão mundial paraolímpico Soelito Gohr, o atual bicampeão brasileiro Murilo Fischer, e jovens talentos como Jean Morowski e Douglas Moi.

A primeira Volta, de 1987, também serviu para revelar para o mundo o mineiro Cássio Paiva, que após o sucesso em Santa Catarina teve as portas abertas na Europa e cinco anos mais tarde conquistou o maior título de sua carreira ao vencer a Volta de Portugal, em 1992.

Em 2001 e 2002 a prova teve o patrocínio da Petrobrás. Bons hotéis, conforto, helicóptero e cobertura de TVs foram conseqüência dos R$ 600 mil investidos.

“O maior desejo de um ciclista brasileiro é disputar o Tour de Santa Catarina”, garante João Carlos Andrade, o idealizador da mais célebre prova por etapas do Brasil.

Fotos: Divulgação e Eduardo Schaucoski

0 comentários:

Postar um comentário