Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vai de bike? As boas cidades para pedalar

Cidades têm investido cada vez mais em infraestruturas e ciclovias


Cada vez mais as cidades têm investido em políticas públicas e planejamento urbano que possibilitem a inclusão de hábitos saudáveis à vida de seus habitantes. São Paulo, por exemplo, possui um conjunto de ciclovias que funcionam aos domingos, das 7h às 16h , e têm mobilizado a população.

Além de ser um exercício bom para manter a saúde, andar de bicicleta é um hábito que contagia o praticante. Assim, mesmo fora de sua cidade, é possível aproveitar uma viagem turística tendo a “magrelinha” como uma boa aliada.

Confira algumas cidades do mundo aonde as condições de trânsito para quem quer andar de bicicleta são facilitadas:

Bogotá (Colômbia)

A Europa pode até continuar na frente no que diz respeito à quantidade de investimentos que emprega no incentivo ao uso de bicicletas, mas isso não significa que os países da América não têm juntado esforços para também se destacarem no assunto. A cidade de Bogotá parece perfeita para esse tipo de política pública: apenas 13% da sua população tem carro. Ou seja, lá a bicicleta é uma necessidade. Assim, os colombianos conseguiram implementar 70 km de vias públicas para esse tipo de transporte, as quais são fechadas uma vez por semana.

Curitiba (Brasil)

O Brasil está começando a se apegar mais ao planejamento urbano voltado para o publico que quer ter o hábito de pedalar estimulado. Em São Paulo, por exemplo, isso tem se fortificado especialmente na administração vigente. No entanto, a cidade de Curitiba, no Paraná, considerada cidade modelo do país e famosa por seu bom planejamento urbano, vem estimulando o uso de bicicletas há 40 anos. Por essa razão, a comunidade ciclista de lá é bastante forte, o que ajuda a manter a ordem na infraestrutura e nos investimentos.

Amsterdã (Holanda)

Considerada uma cidade liberal, Amsterdã tem mesmo um jeito diferente de encarar as coisas, de forma a proporcionar uma boa estrutura para que a população possa pôr em prática os seus hábitos. Quer um exemplo? Cerca de 40% dos deslocamentos da cidade são feitos por meio de bicicleta, um fato que, sozinho, já poderia dar a ela a liderança entre as cidades que melhor acomodam os ciclistas. No entanto, os holandeses vão além: a cidade possui extenso conjunto de ciclovias, bicicletas para locação, galpões para armazenagem das bikes, sinais de trânsito específicos e corredores nas vias públicas, aumentando consideravelmente a segurança dos atletas.

Montreal (Canadá)

Com seu jeito esportivo e natureba, os canadenses não poderiam ficar de fora da lista. Montreal foi a primeira cidade da América do Norte a formular e adotar um sistema público de aluguel de bicicletas, um programa levado bastante a sério por lá. Recentemente, o município investiu US$ 134 milhões na renovação das ciclovias.

Copenhagen (Dinamarca)

A cidade é considerada uma das melhores para se viver e, claro, andar de bicicleta em um lugar assim não pode ser nada trabalhoso.  Há diversos programas urbanos a favor da bike. Além do mais, 32% dos empregados usam a bicicleta como o meio de transporte para ir ao serviço. Com extensas ciclovias, separadas das pistas de tráfego principais e com sinalização própria, a cidade incentiva esse tipo de hábito. O município, inclusive, tem um bairro, chamado Christiania, com uma proposta bem diferente: ser totalmente desprovido de carros. O aluguel de bicicletas também é facilitado, já que é totalmente gratuito.

Portland (Estados Unidos)

Imagine poder circular por cerca de 480 km de ciclovia. Para quem curte bike, sem dúvida é um espaço sem fim e sinônimo de diversão. Portland oferece bicicletas aos morados de menor renda, como uma alternativa de transporte. As bikes são equipadas com capacete, cadeado, bomba para encher pneus, mapas e capas de chuva. Com todo esse incentivo, não seria de admirar que 95% de seus habitantes usam bicicleta frequentemente.

Basileia (Suíça)

Como está localizada em um dos países europeus de maior índice de desenvolvimento humano, a cidade de Basileia conta com uma infraestrutura bem cuidada: ela tem faixas exclusivas para bicicletas na pista esquerda das vias, todas com sinalização apropriada e mapas com as melhores rotas para quem estiver sobre uma bike. Là, inclusive, o incentivo vai além das fronteiras da cidade, já que também há ciclovias que a ligam a outros municípios e outras partes do país.

Barcelona (Espanha)

O Conselho da cidade espanhola criou há quatro anos o programa Bicing, que promove o aluguel de bicicletas de uma maneira organizada e bastante cívica: cada usuário tem um cartão que autoriza o aluguel de bicicleta. Com ele, o cidadão pode pegar uma bike emprestada em qualquer um dos 100 postos espalhados pela cidade. A vantagem é que ele pode devolver em qualquer outro ponto, ou seja, não é preciso fazer o caminho de ida e volta. Há também o “anel verde”, uma ciclovia que cerca toda a área metropolitana de Barcelona, além de 3.250 vagas de estacionamento para bicicletas no nível da rua. O apego dos espanhois pela bicicleta é tanto que anualmente eles promovem a “Bike Week”, um evento que perdura por toda uma semana incentivando a prática do esporte.

Pequim (China)

Como  boa parte do consumo da China, o número de carros em Pequim tem crescido consideravelmente nos últimos anos, devido ao rápido progresso econômico do país. Para fugir do tremento congestionamento, não tem jeito, a bicicleta é o melhor caminho. Embora o ar da cidade seja um problema urbano devido ao seu alto nível de poluição o incentivo às pedaladas tem sido visto como algo importante para o lugar e prática imprenscindível.

Trondheim (Noruega) 

O problema de algumas cidades é ter um número muito grande de ladeiras, o que pode prejudicar a prática do ciclismo. A cidade norueguesa, no entanto, pensou em uma forma de solucionar o problema para que ninguém tenha desculpa para o sedentarismo: ela implementou elevadores próprios para as bikes, para ajudar os atletas a subirem os pontos mais íngremes. Cerca de 18% da população usa a magrela como transporte diário.


Fonte: BAND.com.br

0 comentários:

Postar um comentário