Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Que tal começar a pedalar hoje?

Nunca é tarde para começar a pedalar. O esporte ao ar livre gera um contato com a natureza, com outras pessoas, além de deixar sua saúde em dia.


Ao decidir trocar o carro pela bicicleta como meio de locomoção ou até mesmo por esporte, devem-se levar em consideração muitos itens que são fundamentais. Por isso, a Bike Plus conversou com o ciclista, Diego Eloi Maiochi Caballero, que conta com uma experiência de mais de 12 anos de pedalada para dar algumas dicas por onde começar.

O primeiro passo é a escolha de um produto de boa qualidade, adequado e correto. Este é um fatores que mais influenciam na hora de pedalar. Andar em uma bike sem qualidade ou de tamanho errado provoca muito desconforto, além disso, pode se transformar em mais um objeto que vai ficar empoeirando em casa.

É importante desde o início saber por onde se quer pedalar e depois seguir as dicas de melhores produtos, roupas e de que forma andar em segurança. Geralmente os novos nessa área optam pela moutain bike que tenha pneus com garras, pois se adéquam a qualquer tipo de terreno ou estrada.

Para o conforto do ciclista é necessário muita atenção na hora da compra. A altura da pessoa é que influencia no tamanho correto da bike. É fundamental notar o tamanho do quadro que também trabalha com medidas e o guidão. Para os iniciantes, o curvo é mais confortável.

A mesa (suporte de guidão) tem várias angulações. Pode variar de acordo com a necessidade de cada ciclista. No começo o ciclista pode colocar o guidão um pouco mais alto. Com o passar do tempo ele pode ser rebaixado para criar uma melhor aerodinâmica na hora de aproveitar a bike.

Já o selim é opcional. Ele deve ser observado de acordo o peso da pessoa e o tipo da bike. Nem sempre o selim mais largo é o mais confortável. A dica é experimentar na hora da compra ou ainda conhecer o seu estilo através do spine concept, da Fizik.

Os pedais podem ser de plataforma ou o pedal clip, que pode ser usado com uma sapatilha especial, o que gera um melhor redimento e segurança na hora de pedalar. A roupa adequada é bermuda de lycra que possui um forro interno, e uma camisa própria do ciclismo de boa ventilação que possui um local para guardar uma barra de cereal, celular ou alguma ferramenta que você possa precisar durante uma pedalada longa.

As medidas de segurança são indispensáveis. Ao pedalar a noite as sinalizações devem funcionar perfeitamente. Piscas, lanternas, olho de gato são detalhes que fazem a diferença na hora de pedalar.

Consultar um médico antes de praticar atividades físicas também é importante, a partir dai, escolha um horário de sua disponibilidade.

Quem começar a pedalar hoje, vai descobrir que este é um esporte que além de fazer bem para o corpo, vai te proporcionar uma nova paixão: sua bike!

Fonte: Lene Juncek/ Adove

0 comentários:

Postar um comentário