Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bike Expo Brasil 2011 - Mercado nacional e seus produtos

A Bike Expo Brasil de 2008 foi um sucesso, mesmo com à crise mundial do segundo semestre daquele mesmo ano. Já nesta edição, o protecionismo nacional aterroriza os importadores e tornou-se o assunto mais comentado: imposto de importação das bicicletas que passou de 20% para 35% e o de pneus importados, que também foram taxados em 35%.

O que falar deste protecionismo ? Será que temos produtos à altura para substituir ou suprir as necessidades dos exigentes consumidores brasileiros ? Os nossos produtos nacionais estão prontos para competir – pelo menos – em nossos campeonatos nacionais ? Veja o que vem por ai.

VZAN
A VZAN é a maior prova do sucesso do nosso mercado. Defendendo as cores da bandeira nacional, a fábrica de aros e rodas surpreende a cada temporada com as suas novidades. Não tem no mercado uma roda com melhor custo x benefício. E quer mais ? A empresa foi buscar o selo de qualidade da UCI, passando pelos principais testes e exigências da maior entidade do ciclismo mundial. Parabéns!

imagem

Para 2012, a empresa de Londrina apresentou muitas surpresas. Muitas rodas receberam adesivos refletivos. As rodas de BMX surgem com os modelos RC e FRS; bicicross race e street / dirt; respectivamente. Puxando para o lado extremo, a Vmaxx DH Pro - uma roda para galera do downhill e freeride, com opções nos cubos dianteiro: 9mm, 15mm e 20mm; e o traseiro com 10x135mm ou 12x150mm.

Mas sem dúvida, as grandes novidades ficaram na linha mountain bike. E não foram poucas! A série Everest recebeu o novo modelo MGC, com 1500 gramas. Trata-se da roda com o cubo traseiro MGC (Multi Gears Cassette), que tem um sistema mecânico de engate superior aos cubos tradicionais. São 33 dentes de engates: 3 x 11.

A outra roda que chamou atenção foi a Everest AM, que recebeu nova cor (branca) e o cubo dianteiro com adaptadores inclusos para três eixos universais: 9mm, 15mm e 20mm.

E por fim, uma das mais esperadas da feira, a Everest 29. A roda surge com o mesmo perfil do aro da linha, deixando-a mais leve (1750 gramas). Os cubos e raios são os mesmos da Everest tradicional.

Na linha de ciclismo, saíram as Concept Tubular e nasceram as Carbon Concept 80 Clincher. No segmento de pista, os atletas terão opções com as Concept 88 e Futura.

imagem

ProShock
Destacando no cenário nacional e brigando com as tradicionais marcas importadas de suspensões, a ProShock também é outro produto nacional que merece destaque e respeito no nosso segmento. A empresa de São José dos Campos bate de frente e amortece todas as barreiras que enfrenta perante a falta de matéria prima e altas tecnologias no país para agradar ao público brasileiro.

Sempre apoiando o cenário nacional através de eventos e equipes de mountain bike, a ProShock é aquela empresa que deixou de ser pequena e cresceu pelo atendimento e pós-venda para atender as necessidades, com as suspensões com baixo peso e alto rendimento.

imagem

A maior prova disto são as inúmeras tecnologias apresentadas ao longo dos seus anos. Com destaque para a sua grande novidade na feira, a Syrus. Uma suspensão com o sistema EB, que possibilita regular a força necessária para que a suspensão comece a amortecer os impactos. Dessa forma, o biker regula a suspensão para permanecer estável com o seu peso e somente funcionar quando passar por obstáculos.

De todos os modelos, um que mais chamou atenção foi a suspensão One 29er. O primeiro modelo para bicicletas 29 da fábrica era a novidade para o público, que ficou sabendo de todas as tecnologias que incorporam o modelo.

Passando despercebidos, algumas peças estavam no estande como atores coadjuvantes. Mesas, bar ends, abraçadeiras de selim e espaçadores de caixa de direção. A ProShock já vem desenvolvendo estas peças para ampliar seu catálogo e suprir mais uma fatia do mercado.

imagem

MOB - Masters of Bikes
Tendo Roberta Stopa como atleta profissional, piloto de teste de novos produtos, a MOB já se consolidou no mercado nacional com os seus produtos intermediários e de alta performance, com destaque para as rodas Rival e blocagens de carbono e titânio. Com produção em Taiwan, a MOB apresentou novos raios coloridos para rodas 26 e 29, mesas e guidões para MTB, bar ends super leves e outros produtos diferenciados.

A marca também tem como referência produtos únicos e com cores temáticas. Como se não bastasse, a linha de BMX ganhou mais membros, que a cada dia enche as vitrines das lojas brasileiras.

imagem

Kalf
A Kalf é outra empresa nacional que vem se destacando e abastece o lojista mais básico ao mais top com a sua vasta variação de produtos como os selins e quadros. Para 2012, a companhia aposta no segmento infantil com selins e kits de adesivos sortidos que fazem uma combinação perfeita, proporcionando um plus nas bikes de linha de montagem. Cadeirinhas frontal e na garupa também foram apresentadas como surpresas.

imagem

A linha de quadros também foi ampliada com novos modelos de passeios e tunada pelo lado do extremo, com destaque ao quadro Mythum, que recebeu reforço no chainstay. Já o Bull e Xtreme ganharam novas cores.
RC Bikes
Com um dos estandes mais bonitos de toda feira, a marca RC Bikes chegou com tudo no Brasil. Produzida em Taiwan e nacionalizada pelo empresário e ciclista, Mário Roma, a RC Bikes introduziu o que há de melhor para alta performance: ciclismo, mountain bike e triathlon e as famosas tandem (bike dupla).

Outra coisa legal no estande foi a presença de todos os atletas da marca que faziam uma primeira abordagem aos visitantes, com destaque para Adalto Belli, competidor cego que veste a camisa da companhia.

imagem

Hupi Bikes
Debutante no Bike Expo Brasil em 2010, a Hupi chegou nesta edição bem mais madura com o seu estande dobrado. Com uma linha colorida e design diferenciado de quadros, os modelos Whistler e Naja chamaram atenção dos clientes, que foram bem atendidos pelo seu principal piloto, Nataniel Giacomozzi.

A marca que, também idealiza seus produtos no Brasil e produz em Taiwan, apresentou seus novos equipamentos de proteção: joelheiras e luvas; que vão atender os bikers na próxima temporada. No lado do mountain bike tradicional, o grupo anunciou os quadros de aro 26 e 29, que estará em breve nas lojas.

imagem

Levorin
Aproveitando o aumento das taxas dos pneus importados, a fábrica de pneus Levorin mostrou que vem para brigar com os importados no mercado nacional na próxima temporada. A empresa decorou o seu estande com as suas linhas básicas que já produz e as grandes novidades da linha de pneus Prime, material de kevlar.

Pelo barro, os modelos Conquest e Conquest XC são os carros chefes para o mountain bike. No asfalto, o ciclismo olímpico, o modelo que originou a série, Prime. A Levorin também apresentou o primeiro pneu fabricado no país para cadeiras de rodas, além de modelos coloridos. Pelo menos estes lançamentos já são bons sinais do que podem vir daqui para frente.

imagem

Vestuários nacionais
O Brasil está muito bem servido de roupas para todas as modalidades do ciclismo. Seja no tradicional aos mais extremos. O público também presenciou algumas empresas que visam a galera do triathlon.

A própria indústria téxtil já disponibiliza materiais específicos para as fábricas, que vão desde antibacterianos, protetores de raios ultravioletas, suaves e aquecidos. Da Matta Design, Curtlo, Barbedo Sports, Free Force, Bikeismylife, Mauro Ribeiro, Mynd, OTL, ASW e Fox; foram algumas das confecções que apresentaram novidades.

imagem

Duque
Com uma produção de mais de 3 milhões de peças por mês para os segmentos de duas rodas, automotivos e linha branca, a Metalúrgica Duque enche os olhos daqueles ciclistas mais antigos com a sua novidade apresentada nesta edição da Bike Expo Brasil: movimento central selado.

A empresa que é 100% brasileira atua no mercado há mais de 50 anos e, debutando nesta edição na Bike Expo Brasil, apresentou o primeiro movimento de central selado 100% produzido no Brasil.

A peça segue os padrões internacionais de medidas e tradicionais aos moldes dos quadros de bicicleta com sistema de rosca (inglês). O movimento central BSA selado com rolamento da Duque nasce com uma única medida: 68 X 122.5; com eixos quadrados (square). Já é um bom começo.

Este produto pode parecer simples para muitos, mas trata-se de algo específico para bicicleta e de grande valia a nossa indústria, que aos poucos vão vencendo a invasão dos importados e suprindo o mercado nacional. Você que pedala, comemore por mais um produto de qualidade nacional. Pois com certeza as suas primeiras pedaladas foram em cima de um pedivela monobloco da marca Duque.

O nosso destaque é para esta metalúrgica de Joinville, que desde o início da década de 90 erradicou todos os processos à base de cianeto, não mais utilizando solventes organo clorados e sendo reconhecida como a primeira empresa da América Latina a implantar o processo de cromo trivalente. Mantendo o foco da sua produção ecologicamente correta. Parabéns!

imagem

Pedal.com

0 comentários:

Postar um comentário