Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Encontro Nacional de Cicloturismo será no feriado de 12 a 15 de novembro

O Clube de Cicloturismo completa 10 anos de fundação com entusiasmo pelo crescimento da atividade no País. Com cerca de 15 mil cadastrados de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e consciência ambiental.

Foto de divulgação – Clube do Cicloturismo
Um dos grandes objetivos do Clube é mostrar que qualquer pessoa, desde que adquira um condicionamento físico mínimo, pode realizar uma viagem de bicicleta.

O cicloturista é um tipo de ciclistas que não tem preocupação com performance ou velocidade, em vez disso, busca conhecer mais a fundo os locais onde passa, aproveitando o máximo da cultura, gastronomia, natureza e principalmente o contato com as pessoas.

É nesse espírito que será realizado 10º Encontro de Cicloturismo, onde são esperados 150 participantes, de diversos estados do país. A faixa etária que costuma comparecer ao Encontro também é bem variada, desde crianças com os pais até cicloturistas na terceira idade.

A cada ano o Encontro de Cicloturismo é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens e estradinhas de terra tranqüilas para se pedalar. O local escolhido este ano não poderia deixar de ser especial.

Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro, é conhecida como terra de Dercy Gonçalves, que fica numa região de impressionantes afloramentos rochosos e muita natureza preservada. Os passeios foram escolhidos dentre os mais belos atrativos do município. A cidade também é sede do Parque Estadual do Desengano que agora é o ponto de partida para um novo circuito de mountain bike.

“Muita gente acha que somos atletas e que seria impossível para qualquer pessoa, realizar uma viagem de bicicleta” diz Eliana Garcia, fundadora do Clube.

“Mas o que temos constatado é que um número cada vez maior de pessoas estão percebendo que da mesma forma como andavam de bicicleta quando crianças, podem voltar a fazê-lo com a mesma alegria depois de adultas”.

Programação diversificada
Além de passeios de bicicleta, o evento traz uma programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas.

Três brasileiros que já deram a volta ao mundo de bicicleta serão a atração de um bate bapo com os participantes. A programação terá também um debate sobre a história do cicloturismo e da bicicleta no Brasil, com dois especialistas na área, e também uma boa conversa sobre os novos conceitos de mobilidade urbana, a bicicleta inserida no dia a dia das cidades com personalidades importantes nessa área.

Além disso, haverá uma oficina de desidratação de alimentos para viagens e palestras com relatos de inspiradoras viagens por Cuba, Santiago de Compostela, Alpes e uma volta pela América do Sul.

SERVIÇO
Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura
De 12 a 15 de novembro
Santa Maria Madalena, RJ

0 comentários:

Postar um comentário