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domingo, 25 de setembro de 2011

Eurobike 2011 - Scott apresenta nova Spark e Foil

Grandes novidades no topo da linha de MTB e Estrada

Mais uma vez a Scott mostrou um dos maiores e mais interativos estandes do Eurobike. Quase todos os modelos ficavam separados em uma plataforma individual, com uma tela digital com vídeos e informações técnicas. Para os 2 maiores lançamentos, um enorme painel com vídeos, peças cortadas, gráficos e todos os detalhes para satisfazer os ciclistas mais curiosos.

Nova Spark 

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O lançamento mais esperado do ano estava lá: a nova Spark, nas versões de roda 26" e 29". A marca já tinha lançado um vídeo com as tecnologias da bike, que criou muitas expectativas. Depois da Scott relançar no ano passado a rígida super-leve Scale, o mundo inteiro estava esperando pela nova Spark, a bike topo de linha full-suspension de XC, que prometia avanços tecnológicos no mesmo nível. A promessa foi cumprida!

O quadro conta com algumas das tecnologias herdadas da Scale, como o tubo de direção cônico, sem paredes internas para tirar ainda mais peso; uma caixa de central, padrão press fit BB 92, super-dimensionada e, nesse caso, acomodando um dos eixos do sistema de suspensão; encaixe de freio post mount, que tira a necessidade de adaptadores de freio para discos de 160mm; 3 regulagem simultâneas das suspensões através do TwinLoc ; cabos de marcha internos; entre outros detalhes.

Falando de inovação, o quadro conta com ajuste de ângulo de direção e altura do central, através da mudança de uma pequena peça na balança. O ângulo é afetado em 0,5 grau e a altura do central em 7mm, sendo a única bike de XC / maratona a incluir essa tecnologia.

Nas suspensões, o novo amortecedor traseiro Nude2 promete uma maior progressividade e sensibilidade. Está montado em um novo link, de peça única e mais leve. Já a suspensão dianteira conta com uma Rock Shox e seu novo DNA3 system que traz compatibilidade ao TwinLoc.

O TwinLoc, para quem ainda não conhece, é uma alavanca no guidão que permite o ajuste das suspensões. Nessa nova versão, é possível controlar as duas suspensões ao mesmo tempo, em três cursos diferentes: curso total - 120mm na 26" e 100mm na 29", curso reduzido - 85mm na 26" e 70mm na 29" e totalmente travada.

Outra grande inovação está no sistema IDS-SL de encaixe de rodas. Com ele, é possível usar, no mesmo quadro, rodas com eixos de padrões diferentes: 142x12mm, 135x12mm e 135x9mm. Uma novidade que resolve grandes problemas de upgrades!

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Completando o pacote, o quadro é contruído com a tecnologia IMP5, proprietária da Scott, na qual 5 partes do quadro são produzidas ao mesmo tempo e com uso de fibras HMX e HMF, resultando em maior durabilidade, segurança e rigidez. O peso do quadro fica em 1.790g na versão 26" e 1.890g na versão 29" (incluindo amortecedor).

A bike será oferecida em 11 versões de 26", sendo 7 em fibra de carbono e 4 em alumínio. Já na versão 29", serão 6 versões, com 3 de carbono e 3 em alumínio. Apenas os modelos superiores são equipados com o novo TwinLoc.
Foil
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Já na linha de estrada, também uma grande novidade: a nova bike Foil. Essa nova linha já vem sido testada há alguns anos com o nome de Project F01, com a promessa de ser uma bicicleta de estrada com grande desempenho aerodinâmico. Antes apenas disponível para a equipe profissional.

A nova bike pesa apenas um pouco mais que a linha Addict, porém tem uma eficiência aerodinâmica 20% maior em testes no túnel de vento e em torno de 4-5% quando o ciclista está pedalando. A empresa afirma que com tudo isso a economia de força do ciclista fica em 15 watts na velocidade de 45 km/h.

Os tubos tem proporção 2:3, respeitando a regra de 3:1 obrigatória pela UCI. Apesar de serem aerodinâmicos, também são mais rígidos lateralmente que da linha Addict, resultando em maior transferência de força e flexibilidade vertical para mais conforto. O quadro pesa 890g para o tamanho 52cm, resultando em um peso final da bike de 6.63 kg, sem pedais.

Outras novidades
Não houveram grandes mudanças nas outras linhas de bikes. Nos últimos anos temos visto a Scott focar os investimentos em uma remodelação completa de alguns modelos, ao invés de fazer pequenas mudanças em geral. De qualquer maneira, a Scale agora ganhou mais um tamanho de quadro na versão 29". A Gambler, de downhill, teve uma mudança na geometria e ganhou um amortecedor maior.

As bikes elétricas também continuaram em destaque em um painel grande. O principal modelo oferece motor feito pela Bosch, bateria facilmente removível e com recarga completa em 2.5 horas e computador de bordo com diversas funções.
No Brasil

A Scott no Brasil é distribuida pela IGP. O site nacional é http://www.scott.com.br/.

Fonte: Pedal.com

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