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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

POR QUÊ, COMO E QUANDO COMEÇAR A PEDALAR

“No ano de 2016 o Brasil será um País Olímpico. Atingir a alta performance exigida para esse evento depende de anos de treinamento. Em esportes de locomoção como o ciclismo (BMX, provas de estrada, velódromo, Mountain Bike) esse nível é atendido após 10 a 15anos de treino. Investir em crianças e adolescentes é fundamental para o desenvolvimento do esporte.

É preciso ter cautela e profissionalismo para trabalhar com essa população jovem. A prática do ciclismo (em todas as vertentes) permitirá (na presença de um profissional) detectar talentos olímpicos e principalmente formar o individuo.

O processo de aprendizagem deve respeitar o desenvolvimento, crescimento e maturação biológica da criança.

A base dos movimentos encontra-se no período dos 3 aos 6-7 anos de idade onde são desenvolvidas as habilidades básicas, como correr, saltar, empurrar, puxar, arremessar e andar de bicicleta (ter equilíbrio sobre a bike e andar com e depois sem as rodinhas). Após esse período para o ciclismo, a criança já consegue pedalar enfrentando alteração de equilíbrio, principalmente o equilíbrio recuperado. Subir e descer obstáculos, rampas, pequenos saltos, mudanças de direção e frenagem são habilidades que podem ser desenvolvidas muito bem entre os 8 a 12anos. O BMX deve ser iniciado nessa idade pois é o primeiro momento ouro da aprendizagem motora e prepara a criança para qualquer modalidade dentro do ciclismo. Não só para o próprio BMX, mas principalmente, o Mountain Bike Cross Country e Downhill.

A freqüência e a exigência (física, psicológica e de rendimento) nessa faixa etária (8 a 12anos) deve ser bem baixa e outras modalidades esportivas devem ser praticadas (assim a criança terá grande repertório motor).

Passado os 10 a 12anos, o púbere já pode escolher a modalidade desejada. A freqüência semanal e tempo da sessão de treinos são maiores, mas a intensidade deve ainda deve ser baixa a moderada. Já que o adolescente esta em fase de grande aumento de estatura e pode lesar a articulação e locais de crescimento dos ossos. É o período onde aprender treinar é o foco. Tal como, respeitar o corpo, identificar a fadiga e entender as variações de carga (e desempenho) no decorrer do treinamento.

Na adolescência, tem-se o segundo momento ouro da aprendizagem motora. A freqüência, volume, intensidade e complexidade dos movimentos é elevada de forma gradual, principalmente, após o estirão de crescimento (que pode acontecer aos 12 aos para um ou aos 15anos para outro, dependendo da maturação biológica). Nesse idade o foco competitivo deve ser aprender a competir, não exigir alto rendimento e nem grandes cobranças.

Após esse período, aos 18 a 20anos a cobrança de rendimento deve ser maior. E se a criança iniciou o treinamento aos 10 anos de idade, entre os 20 a 25anos é possível estar no máximo potencial genético. Pelo menos em termos de potência (aeróbia e anaeróbia) e assim competições de alto nível devem fazer parte do calendário “

Texto de Cadu, Carlos Eduardo Polazzo Machado, colaborador do SP X
Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp Rio Claro, Laboratório da Avaliação da Performance Humana).
• Diretor Técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike no Campeonato Mundial em Canberra - Austrália (2009)
• Professor convidado da residência em medicina esportiva (Unifesp - Escola Paulista de Medicina) na área de fisiologia do exercício e treinamento esportivo
• Professor de Pós - Graduação da Universidade Gama Filho (UGF)

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