Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 3 de setembro de 2011

Dia Mundial sem carro - Pedale por um mundo melhor

Participee da campanha

Como em todos os anos, acontece a campanha do "Dia Mundial sem carro", que ocorre no dia 22 de setembro.

A contagem regressiva começou. A data é importante para o mundo inteiro, princpipalmente nos países que respeitam o uso da bicicleta como meio de transporte - mobilidade urbana. Trata-se de um momento de reflexão sobre o uso de carros nos grandes centros urbanos.
História da data comemorativa

A comemoração surgiu na França, no final da década de 90, quando cidadãos de 35 cidades francesas decidiram deixar o carro em casa em busca de formas alternativas de se locomover. A ideia chegou ao Brasil em 2001 e o movimento não parou mais de crescer. A cada ano mais cidades brasileiras aderem com parcerias das prefeituras que fecham ruas e fazem ações de passeios de bicicleta ou caminhadas como ações de conscientização para o uso racional dos automóveis e de estímulo a formas mais sustentáveis de mobilidade.

O principal motivo da celebração é diminuir a quantidade de carros individuais nas cidades. Os problemas são os que já conhecemos: grandes congestionamentos, poluição do ar e sonora, isolamento urbano, acidentes fatais, problemas de saúde, alto consumo de combustíveis fósseis, gastos aos cofres públicos, queda de produtividade e redução da qualidade de vida.

imagem
Situação no Brasil

No Brasil, de acordo com dados de 2010 do Denatran, existem 35 milhões de automóveis no país. A cidade de São Paulo é líder com a estatística de um carro por dois habitantes. Se você acha muito, nos Estados Unidos esse número é 1,3 habitante por carro, na Itália 1,5 habitante / carro e no Japão, Espanha, Canadá e Alemanha 1,7 habitante / carro.

Esses dados mostram o colapso que as grandes cidades em todo o mundo vêm sofrendo. Assim, mais de 40 países celebram o Dia Mundial Sem Carro. Especialistas alertam que o grande vilão não é o carro sozinho, mas a "cultura do carro" que se instalou fazendo com que as pessoas sonhem com carro próprio suportando um modelo insustentável.

O Ciclo Mania vai ficar pedalando contra essa causa.

0 comentários:

Postar um comentário